CTG Estância da Azenha completa 40 anos de fundação

CTG Estância da Azenha completa 40 anos de fundação

Aniversário será comemorado com um grande baile neste sábado com animação de Lincon Ramos e Grupo

Correio do Povo

CTG foi fundado em 1º de dezembro de 1983 e atualmente tem como patrão Clóvis Carus

publicidade

Para marcar o aniversário dos 40 anos de sua fundação, O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Estância da Azenha realiza neste sábado (dia 2/12) com baile que contará com animação de Lincon Ramos e Grupo. Atualmente, a patronagem do CTG é liderada pelo patrão Clóvis Carus.

A entidade foi fundada em Porto Alegre em 1º de dezembro de 1983, no bairro da Azenha, que dá nome ao CTG, e tem como lema “No Rio Grande de agora, cultuamos as tradições de outrora”. Ele busca resgatar o contexto histórico da origem do bairro: havia um moinho com roda d’água nas margens do arroio Dilúvio, onde hoje está localizado o hospital Ernesto Dornelles. Usado para a moagem do trigo, o moinho foi construído por Francisco Antônio da Silveira, imigrante açoriano que ficou conhecido como “Chico da Azenha”, e era acessado por uma ponte, a “Ponte da Azenha”. 

Nessa ponte ocorreu, em 1835, o primeiro confronto entre os imperialistas, comandados pelo Visconde de Camamú, e os revolucionários farroupilhas, liderados pelo Cabo Rocha. A vitória dos farroupilhas nessa batalha permitiu que no dia seguinte – 20 de setembro – a tropa de Onófre Pires invadisse Porto Alegre, iniciando oficialmente a Revolução Farroupilha.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895