Data histórica da Retomada de Uruguaiana será celebrada com programação especial

Data histórica da Retomada de Uruguaiana será celebrada com programação especial

Comemorações contarão com a presença de Dom Pedro Carlos de Bourbon de Orléans e Bragança, chefe da Casa Imperial Brasileira e descendente direto de Dom Pedro I

Fred Marcovici

Dom Pedro Carlos e sua esposa, Patrícia Alvim, chegaram à Uruguaiana nesta quinta

publicidade

A histórica data da Retomada da Uruguaiana estará sendo lembrada, a partir desta sexta-feira, com a realização de diversas atividades envolvendo a organização do Município e do Exército Brasileiro. O “Cerco de Uruguaiana” ocorreu entre 16 de julho a 18 de setembro de 1865, e foi o resultado da ofensiva paraguaia no Rio Grande do Sul, logo após a invasão paraguaia de Corrientes, na segunda fase da Guerra do Paraguai.

O exército paraguaio, impedido de continuar seu avanço em direção ao interior do Império do Brasil, conforme era instruído, foi cercado e derrotado pelas forças militares da Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai). A rendição do exército paraguaio, em Uruguaiana, significou o fracasso dos planos de ofensiva do presidente Francisco Solano López. Na Retomada de Uruguaiana, à frente dos Exércitos dos três países estavam Dom Pedro II (Brasil), Venâncio Flores (Uruguai) e Bartolomé Mitre (Argentina).

Nesta sexta-feira, duas cerimônias integram a programação em lembrança à data. No Quartel General da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (2ª BC Mec), às 10h, acontece a entrega do quadro de Dom Pedro II, pelo representante da família Carvalho Ribeiro, Dr. Marcelo de Carvalho Ribeiro, que contará com a presença de Dom Pedro Carlos de Bourbon de Orléans e Bragança, chefe da Casa Imperial Brasileira, descendente direto de Dom Pedro II. Dom Pedro Carlos e sua esposa, Patrícia Alvim, chegaram em Uruguaiana nesta quinta-feira. A entrega da obra contará, também, com a presença do desembargador Doorgal Gustavo de Andrada, descendente direto de José Bonifácio de Andrada e Silva (Patriarca da Independência). O quadro foi pintado pelo artista plástico uruguaianense Cândido Ustra. À tarde, às 17h, no Salão Nobre da Prefeitura de Uruguaiana, será realizada uma cerimônia em homenagem a Dom Pedro Carlos de Bourbon e ao desembargador Doorgal Gustavo de Andrada.

No sábado, acontece em Barra do Quaraí, a visita ao Marco Imperial (Ilha Brasileira, fronteira entre o Brasil, Argentina e Uruguai), com a participação de Dom Pedro Carlos de Bourbon de Orléans e Bragança, o desembargador Doorgal Gustavo de Andrada e dos prefeitos de Uruguaiana, Ronnie Mello, e da Barra do Quaraí, Maher Jaber, além dos intendentes de Monte Caseros (Argentina) e Bella Unión (Uruguai). Ainda no sábado, às 17h, no Largo da Santinha, em Uruguaiana, será realizada a apresentação da Banda Municipal de Uruguaiana, em show aberto à população, reunindo os participantes do Encontro Nacional de Fuzileiros Navais da Reserva e do Grupo Uruguaianense de Basqueteiros, que realiza encontro bianual na cidade.

Já no domingo, às 9h30min, junto ao Obelisco (avenida Presidente Vargas confluência com a Flores da Cunha), será realizada a cerimônia em lembrança à Retomada de Uruguaiana, reunindo o Exército Brasileiro e a Prefeitura Municipal. O ato contará com a colocação de flores ao pé do Obelisco, desfile militar e de cavalarianos, e alocução à data, com a participação do Dr. Marcelo de Carvalho Ribeiro e do professor Pedro Duarte. Às 11h, na Concha Acústica César Passarinho, no Parque Dom Pedro II, será realizada a apresentação da Fanfarra da 2ª BC Mec Brigada Charrua, encerrando a programação.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895