Defesa Civil contabiliza 151 municípios gaúchos com perdas significativas em razão da crise hídrica

Defesa Civil contabiliza 151 municípios gaúchos com perdas significativas em razão da crise hídrica

O número supera em 139 o total quantificado em 27 de dezembro

Correio do Povo

A estiagem provocou uma redução drástica dos mananciais de água da zona rural

publicidade

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul contabiliza, até a tarde desta sexta-feira, 151 municípios de todas as regiões gaúchas com com perdas significativas em razão da crise hídrica. O número supera em 139 o total quantificado em 27 de dezembro.

Desses, 138 já formalizaram os decretos, dos quais 53 foram homologados pelo Estado e, 35 reconhecidos pela União. Os prejuízos se avolumam em todas as regiões, atingindo especialmente a zona rural, onde provo perdas volumosas nas lavouras e afeta as pastagens. Em algumas cidades o abastecimento se dá por meio de caminhão-pipa. Das 497 prefeituras gaúchas, 30,38% já recorreram ao Estado com pedido de ajuda. 

A Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) tem fiscalizado se os empreendedores estão cumprindo o que prevê a Portaria Sema 38/2020, que suspende a captação de água quando o nível dos mananciais atingir estado crítico. "Nossas equipes estão atentas às consequências da grave estiagem e atuando para garantir o abastecimento público dos municípios. As ações de fiscalização têm como principal objetivo orientar os empreendedores quanto às condições para a captação", garantiu a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann.

Foto: Correio do Povo


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895