Cidades

Defesa Civil de Santa Catarina confirma ocorrência de tornado em Chapecó

A identificação do fenômeno foi possível por meio da análise conjunta de diferentes produtos do radar meteorológico, que apontaram a presença de detritos levantados pela força dos ventos

Defesa Civil realizará um levantamento com drones assim que as condições meteorológicas permitirem
Defesa Civil realizará um levantamento com drones assim que as condições meteorológicas permitirem Foto : Defesa Civil de Santa Catarina / Divulgação / CP

O radar meteorológico de Chapecó identificou o avanço de uma linha de instabilidade entre o Extremo-Oeste e o Oeste de Santa Catarina na manhã desta quarta-feira. Durante a passagem das tempestades, foram identificados sinais característicos com a ocorrência de um tornado no município de Chapecó.

A estação meteorológica da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil no município registrou rajadas de vento de 93 km/h, enquanto uma estação do Instituto Nacional de Meteorologia registrou rajadas de 126 km/h. A identificação do fenômeno foi possível por meio da análise conjunta de diferentes produtos do radar meteorológico, que apontaram a presença de detritos levantados pela força dos ventos e uma assinatura de rotação associada à formação de um mesovórtice, caracterizado pela circulação rotativa dos ventos no interior de tempestades intensas.

A combinação desses elementos reforça a confirmação da ocorrência do tornado. Para avaliar com maior precisão a intensidade do fenômeno e a extensão da área atingida, a Defesa Civil de Santa Catarina realizará um levantamento com drones assim que as condições meteorológicas permitirem.

Veja Também