Defesa Civil entrega doações a indígenas da aldeia de Inhacorá em São Valério do Sul

Defesa Civil entrega doações a indígenas da aldeia de Inhacorá em São Valério do Sul

Roupas masculinas, femininas e infantis, além de kits de limpeza e cobertores, foram distribuídos pra cerca de 1,3 mil índios

Agostinho Piovesan

A entrega do material levou em conta os índices populacionais da comunidade indígena

publicidade

Os 1,3 mil índios caingangues da aldeia de Inhacorá, no município de São Valério do Sul, no Noroeste do Estado, receberam da Defesa Civil Estadual 2,5 mil peças de roupas masculinas, 7,5 mil peças de roupas femininas, 2.250 de vestuário infantil, além de 1,8 mil pares de calçados, 370 kits de limpeza e 370 unidades de cobertores.

A entrega do material ocorreu na quarta-feira, e levou em conta os índices populacionais da comunidade indígena. Segundo o cacique Adilson Policem, esta é a primeira vez que a comunidade recebe doações destinadas pelo Estado. As doações são importantes no sentido de garantir melhores condições de vida dos caingangues, entre os quais muitas crianças e idosos. Ele agradeceu a atenção dada pelo governo estadual à aldeia indígena.

O tenente Rafael Vieira, coordenador da Central de Doações, disse que a Defesa Civil Estadual, quando acionada pela secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, não mediu esforços para alcançar as condições mínimas possíveis para a aldeia de Inhacorá.

A secretária da Fazenda , Jussara de Fátima Berlezi Agnes, informou que o município tem atuado em parceria com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) no sentido de melhorar as condições de vida dos caingangues. “O município tem destinado periodicamente medicamentos e roupas e desenvolve outras ações no interior da localidade, como a construção de redes de água potável, pois sabemos que é uma população vulnerável e precisam de atenção especial especialmente em época de pandemia do coronavírus”, observa.


publicidade

publicidade

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895