Defesa Civil: mortos achados em Muçum estavam na mesma localidade do Vale do Taquari
Cidade registrou até o momento 15 corpos em razão das fortes chuvas que afetam o Rio Grande do Sul
publicidade
Os 15 corpos encontrados pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul no município de Muçum, no Vale do Taquari, na tarde desta terça-feira, estavam na mesma localidade na cidade. A informação foi divulgada pelo subchefe da Casa Militar e Proteção, coronel Marcus Vinícius Gonçalves Oliveira, em entrevista coletiva. "Eram pessoas numa série de residências na mesma localidade naquela região", pontuou.
Município de 4,6 mil habitantes do Vale do Taquari, Muçum está com 85% de seu território debaixo d’água segundo moradores. A cidade foi uma das mais afetadas pela chuvarada de segunda-feira, que elevou o rio Taquari ao nível de 21,79 metros, mais de três metros acima da cota de inundação, que é de 18 metros, de acordo com as medições do Serviço Geológico do Brasil (SAGE/CPRM).
Gonçalves Oliveira reitera que ainda não é possível ter informações detalhadas em razão do andamento do trabalho. "É possível que tenham mais óbitos, mas ainda não temos confirmação". O subchefe alerta para o retorno da chuva na quinta-feira. "As águas ainda não terão baixado bem e teremos o solo mais úmido, com novo acúmulo de água e isso gera preocupação com deslizamentos".
Ao todo, a Defesa Civil contabiliza 21 mortos em razão das fortes chuvas que afetaram o Estado. Conforme o balanço atualizado, até o momento, 1.650 pessoas estão desabrigadas, 3.084 desalojadas. O órgão estipula que 52.137 pessoas foram afetadas diretamente, com casas destruídas ou invadidas pelas águas.
Veja os óbitos registrados até o momento:
Passo Fundo 1
Mato Castelhano 1
Ibiraiaras 2
Lajeado 1
Estrela 1
Muçum 15