Democracia brasileira vive período de "baixíssima intensidade", diz Boaventura de Sousa Santos

Democracia brasileira vive período de "baixíssima intensidade", diz Boaventura de Sousa Santos

Sociólogo recebe hoje, em Pelotas, título Doutor Honoris Causa pela UFPel e UCPel

Correio do Povo

O professor concedeu entrevista na manhã desta segunda-feira

publicidade

Acontece nesta segunda-feira, às 19h, no Teatro Guarany em Pelotas, a cerimônia em que a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) concederão ao professor doutor Boaventura de Sousa Santos o título Doutor Honoris Causa pelas duas instituições. A honraria será concedida pela vasta contribuição acadêmica em nível mundial do professor português e por seu compromisso com as questões sociais, com os direitos humanos e com os povos oprimidos e por seu ativismo incessantes em busca de um mundo melhor.



O sociólogo concedeu coletiva na manhã de hoje e participou da inauguração da biblioteca do curso de Ciências Sociais da UFPel. Durante a entrevista, ele mencionou a atual situação complicada do Brasil, disse pensar que "a democracia brasileira, neste momento, está num período de baixíssima intensidade" e citou o que ele considera o golpe de 2016, focos de invervenção política no sistema judiciário e a prisão do ex-presidente Lula como pontos indicativos da situação. Ressaltou, entretanto, que vê muita energia e vontade democrática no país e que os brasileiros vão vencer este desafio e a crise.

Sobre a greve dos caminhoneiros, Boaventura afirmou ser esta uma situação muito complexa de um grupo heterogêneo e entende que teve "uma resolução rápida, para evitar uma situação de pânico, mas a questão fundamental que está por trás da crise não foi resolvida." Como questão fundamental ele vê a política vigente que é "bastante injusta para os brasileiros" no que diz respeito ao diesel, gasolina e gás, uma vez que a Petrobrás sofre uma influência externa, com a prática de preços internacionais que têm interferência do dólar.

Boaventura é catedrático em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale, professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e distinguished legal scholar da Universidade de Wiscosin-Madison. Foi também global legal scholar da Universidade de Warwick e professor visitante do Birkbeck College da Universidade de Londres. Atualmente é diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Coordenador Científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa. 

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895