Cidades

Dengue: Nova Santa Rita dá início a segunda etapa do mapeamento de focos do Aedes aegypti

Visitas serão feitas de porta em porta, para coleta de larvas e vistoria de possíveis locais do mosquito

Município não possui nenhum caso confirmado da doença, mas oito casos estão sob investigação
Município não possui nenhum caso confirmado da doença, mas oito casos estão sob investigação Foto : PMNSR / Divulgação / CP

Sem nenhum caso confirmado de dengue e oito sob investigação, agentes comunitários de saúde e de combate a endemias de Nova Santa Rita iniciaram nesta segunda o segundo período do Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) na cidade. As visitas serão feitas de porta em porta, para coleta de larvas e vistoria de possíveis focos do mosquito. As comunidades dos bairros Centro, Califórnia e Loteamento Popular receberão as equipes ao longo desta semana.

A Administração municipal lembra que a dengue é uma doença causada por um vírus e transmitida pela picada do Aedes aegypti, mosquito que também é transmissor da febre amarela urbana, zika e chikungunya. As chuvas e altas temperaturas do verão são os principais fatores de risco para a reprodução e proliferação do mosquito. O combate ao Aedes Aegypti ainda é a principal maneira de prevenir a doença. É por isso que a Prefeitura de Nova Santa Rita solicita a compreensão dos moradores. É fundamental que as famílias autorizem a entrada dos profissionais para a coleta.