Depois de queda de energia, abastecimento de água do Menino Deus volta a operar

Depois de queda de energia, abastecimento de água do Menino Deus volta a operar

Segundo o Dmae, o abastecimento vai retomando de forma lenta e gradual

Correio do Povo

Menino Deus foi evacuado pelo avanço do Guaíba, mas estação de captação do local é responsável por abastecer dezenas de bairros

publicidade

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) de Porto Alegre informou que o Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Menino Deus foi religado no final da tarde de terça-feira, após operação conjunta de técnicos da autarquia e da CEEE Equatorial. A Estação de Bombeamento de Água Bruta (Ebab) Menino Deus, responsável por captar e bombear a água até a estação de tratamento, estava sem energia desde segunda-feira.

Ainda de acordo com o Dmae, o fornecimento será de forma gradual, demorando mais nas pontas mais distantes da rede. “Com a volta do SAA Menino Deus, conseguimos amenizar o abastecimento da cidade. Agora, nossos esforços se concentram na retomada do Sistema Moinhos de Vento, responsável pelo abastecimento da maior parte dos hospitais de Porto Alegre”, explica o diretor-geral da autarquia, Mauricio Loss.

Os bairros que são abastecidos pelo sistema do Menino Deus são Agronomia, Alto Teresópolis, Aparício Borges, Azenha, Assunção, Belém Velho, Camaquã, Cavalhada, Centro, Cidade Baixa, Cristal, Intercap, Jardim Botânico, Jardim Carvalho, Jardim do Salso, Jardim Europa, Medianeira, Menino Deus, Nonoai, Partenon, Parque Charruas, Petrópolis, Praia de Belas, Santana, Santa Tereza, São Jorge, São José, Santo Antônio, Tristeza, Vila Campo da Tuca, Vila Conceição, Vila dos Comerciários, Vila dos Sargentos, Vila Alto Erechim, Vila João Pessoa, Vila Nova e Vila Topázio.

Além do sistema do Menino Deus, também estão em operação os sistemas Belém Novo, no Extremo Sul, e São João, na zona Norte. Questionado, o Dmae informou ainda o sistema de bombeamento da região, que tira água pluvial dos alagamentos para jogar de volta ao Guaíba, não tem previsão de retornar pois está comprometido.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895