Depois de São Borja, Uruguaiana volta ao normal após chuvas e cheia

Depois de São Borja, Uruguaiana volta ao normal após chuvas e cheia

Semana começou nublada e úmida na Fronteira Oeste

Fred Marcovici

publicidade

A semana começou nublada e úmida na Fronteira Oesteo que pode dificultar um pouco o retorno das famílias ribeirinhas ainda fora de casa. Em Uruguaiana, conforme o coordenador da Defesa Civil, Paulo Woutheres, as três famílias desabrigadas, assistidas no Centro Esportivo Zona Leste, retornaram hoje às moradias no bairro Mascarenhas de Moraes.

Já os três núcleos desalojados devem fazer o mesmo na terça-feira. O rio Uruguai mede 6,34m, distante 2,16m da cota de inundação (8,50m), e segue baixando gradualmente. Já em Itaqui, de acordo com o tenente Valdemarino do Amaral, coordenador da Defesa Civil, o Uruguai media 5,19m, (pico 8,73m), baixando – deixando para trás a cota de inundação que é de 8,30m.

A balsa que liga Itaqui e Alvear, na Argentina, retomou em definitivo a travessia entre as duas cidades, nesta segunda-feira. Na última sexta-feira apenas caminhões que estavam retidos do lado argentino fizeram a passagem. “As seis casas volantes, do bairro Ponte Seca, moradias tradicionais das margens do Uruguai, estão aguardando que o terreno ribeirinho seque, completamente, para poderem retornar aos locais de origem, o que deve levar ao menos 72 horas”, diz Valdemarino. Em São Borja, o rio Uruguai recuou ao nível normal e as 21 famílias e os quiosques do Cais do Porto estão de volta à normalidade. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895