Descarrilamento de trem vazou 70 mil litros de combustível em Guaporé, diz BM

Descarrilamento de trem vazou 70 mil litros de combustível em Guaporé, diz BM

Efetivo do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar atendeu ocorrência junto com a Fundação Estadual de Proteção ao Meio Ambiente (Fepam)

Correio do Povo

Acidente ocorreu na ferrovia do Trigo-EF 491

publicidade

O Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM) calculou que o descarrilamento de um trem de carga resultou no vazamento de cerca de 70 mil litros de combustível. O acidente ocorreu na tarde dessa segunda-feira na ferrovia do Trigo-EF 491, no interior do município de Guaporé.

O efetivo do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3º BABM) atuou na ocorrência e constatou que o combustível atingiu um córrego nas proximidades.

Conforme relato do responsável pela carga, as três locomotivas seguiam de Canoas para Passo Fundo, transportando em torno de 3 milhões de litros de combustível. A empresa responsável pela carga foi autuada. Os policiais militares do 3º BABM confeccionaram um boletim de ocorrência policial pelo crime ambiental.

Técnicos da Fundação Estadual de Proteção ao Meio Ambiente (Fepam) permanecem no local, monitorando a área. “Foi estabelecido um plano de trabalho noturno e a empresa está realizando o processo de sucção dos produtos químicos vazados em valas de sacrifícios, que foram feitas para contenção do produto. Além disso, será realizada a raspagem da terra contaminada. Barreiras de contenção foram colocadas no local", divulgou o órgão ambiental ainda na segunda-feira.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895