Desfile de carros antigos atrai atenção do público na Capital

Desfile de carros antigos atrai atenção do público na Capital

Colecionadores de veículo se deslocaram até o Brique da Redenção

Felipe Samuel

Exposição itinerante visa promover e preservar a história do automobilismo

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Um desfile de carros antigos neste domingo chamou atenção da população de Porto Alegre. Colecionadores de modelos como Fusca, Passat, Chevette, DKW e Impala se concentraram no Shopping Total, de onde saíram em carreata até o Brique da Redenção. No Parque Farroupilha, a presença dos carros antigos despertou a curiosidade dos frequentadores da feira, que pararam para filmar e tirar fotos dos veículos. Após concluir o trajeto até o parque, o grupo estacionou os automóveis na avenida José Bonifácio.

A atividade faz parte da comemoração dos 45 anos do Brique da Redenção e dos 251 anos de Porto Alegre. Proprietário de um Renault Colorale Prairie, ano 1951, o analista de sistemas Cezar Augusto de Souza Maciel explica que a exposição itinerante visa promover e preservar a história do automobilismo. Diretor social do Veteran Car RS, entidade que reúne admiradores de carros antigos, Maciel lembra que o Renault Colorale que desfilou pela cidade era de propriedade do pai, Cezar Hagel Maciel, que faleceu em 2010.

Ele recorda que o pai comprou o veículo em 1954. “Em 2013 fiz uma restauração completa em homenagem ao meu pai. Foi quando entrei para o Veteran Car Club, que faz 44 anos em novembro”, afirma. Maciel destaca que a apresentação dos modelos ao público é uma forma de manter viva a paixão por carros antigos. “Temos uma atenção muito forte com relação à cultura do antigomobilismo”, completa, lembrando que a exposição ocorre há muitos anos no Brique da Redenção.

Apesar da mobilização em redes sociais, o tempo parcialmente nublado diminuiu o número de participantes. “O tempo não ajudou, amanheceu um clima feio, e algumas pessoas acabaram desistindo. Como alguns carros são antigos, as pessoas não gostam que peguem chuva nesses carros, porque são carro de coleção. E outros carros são abertos, da década de 1920 e 1930, e sempre tem um problema a mais em relação à chuva”, afirma.


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