Desfiles celebram cultura tradicionalista no Vale do Sinos
capa

Desfiles celebram cultura tradicionalista no Vale do Sinos

Evento reuniu tradicionalistas em Novo Hamburgo, São Leopoldo e Estância Velha

Por
Stephany Sander

Desfile Farroupilha reuniu tradicionalistas em Novo Hamburgo, São Leopoldo e Estância Velha

publicidade

Mesmo com o frio e a garoa fina da manhã desta sexta-feira, os moradores do Vale do Sinos prestigiaram os desfiles Farroupilhas de suas cidades. Em Novo Hamburgo, o evento começou às 9h, na Pista de Eventos, na avenida Primeiro de Março com a chegada da Chama Criola entregue a Prefeita Fátima Daudt. "O povo gaúcho é símbolo de garra e otimismo. Parabéns a todos que honram essa linda cultura e que hoje estão aqui neste desfile", disse ela.

Com a temática “Vida e obra de Paixão Côrtes”, as entidades tradicionalistas contaram durante o desfile, a história dessa figura tão importante para as tradições gaúchas. O acampamento farroupilha da cidade segue com apresentações artísticas e musicais até este domingo quando ainda ocorre o rodeio artístico.

Já em São Leopoldo, o desfile do 20 de Setembro, que fez seu trajeto pela avenida Dom João Becker, começou próximo às 10h. Ao todo, mais de 100 cavaleiros, e 28 invernadas do acampamento que ocorreu no bairro Feitoria, participaram. A abertura do evento foi feita pelo Conselho Leopoldense de Tradições Gaúchas (CLTG), que contava com a presença de muitas crianças que já participam dos CTGs da cidade.

Em Estância Velha o desfile ocorreu na Rua Presidente Lucena e reuniu os quatro CTGs do município: Campo Grande, Gaudérios da Saudade, Serigote e Mourão da Estância, que trataram dos 70 anos da inclusão da mulher no tradicionalismo.