Dia da Vitória é celebrado pelo Exército em Porto Alegre com homenagens a ex-combatentes

Dia da Vitória é celebrado pelo Exército em Porto Alegre com homenagens a ex-combatentes

Solenidade junto ao Monumento ao Expedicionário relembrou os 78 anos do fim da 2ª Guerra Mundial

Felipe Faleiro

publicidade

Foi celebrado na manhã desta quarta-feira o Dia da Vitória, em um evento com a presença de autoridades civis e militares das Forças Armadas em frente ao Monumento ao Expedicionário, no Parque Farroupilha, em Porto Alegre. Realizado pelo Comando Militar do Sul (CMS), por meio da 3ª Região Militar (3ª RM), o ato celebrou os 78 anos do fim da 2ª Guerra Mundial, encerrada em 8 de maio de 1945, e homenageou combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) participantes do conflito, vencido pelos Aliados contra o Eixo.

Houve, ainda, a entrega das medalhas Marechal Mascarenhas de Moraes a seis autoridades e Jubileu de Brilhante da Vitória a outras quatro. Na solenidade, estiveram presentes dois ex-combatentes da 2ª Guerra ainda vivos, o capitão Elmo Diniz, presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB do Rio Grande do Sul (ANVFEB-RS), com 101 anos de idade, que entregou as condecorações, e Oudinot Willardino, 98, acompanhados de seus familiares. Também foram prestadas as honras militares ao soldado desconhecido tombado durante o conflito.

Os militares destacaram que a FEB, com mais de 25 mil homens do Exército, teve papel preponderante no triunfo das forças democráticas contra o nazifascismo em solo europeu. “Fiz questão de lembrar que estes homens saíram daqui, cruzaram o Atlântico e combateram na Itália. Suas famílias não sabiam se eles voltariam, não havia comunicação, eles tinham todas as incertezas possíveis. Imagine a situação na mente destes jovens. Mas eles cumpriram a missão deles em prol da democracia e liberdade”, afirmou o comandante da 3ª RM, general de divisão Marcus Vinícius Fontoura de Melo, que presidiu a cerimônia substituindo o comandante Militar do Sul, general de exército Hertz Pires do Nascimento.

Ambos os veteranos salientaram a importância do ato para a preservação da memória dos combatentes e da própria FEB. “Participar de uma solenidade como esta é o reconhecimento aos veteranos da guerra, e principalmente aos que sucumbiram na História. É uma homenagem justa”, comentou Willardino. “O Brasil lutou pela liberdade dos povos, e pelo direito à democracia. O mundo de hoje está um pouco conturbado, necessita de qualidade, e isto é nossa obrigação. Se eu puder, darei meu sangue para que isto aconteça”, afirmou Diniz.

Agraciados com a Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes

- General de divisão Marcus Vinícius Fontoura de Melo - Comandante da 3ª Região Militar (3ª RM)

- General de brigada Adilson Akira Torigoe – Chefe do Estado-Maior do CMS

- General de brigada Francisco José Borges da Silva - Chefe do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Sul (CCOp CMS)

- Tenente-coronel Eugênio de Cássio da Silva Wisniewski - Adjunto da 3ª Seção do CMS

- Tenente-coronel Ricardo Costa de Almeida Rêgo - Comandante do 29º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (29º GAC AP)

- 1º sargento Márcio Afonso Borges - Base de Administração e Apoio da 3ª Região Militar (B ADM AP / 3ª RM)

- 3ª sargento Tathiana Maira Paz Giovannini Tönniges - Hospital Militar de Área de Porto Alegre (HMAPA) e diretoria da Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, seção Porto Alegre (ANVFEB-RS)

Agraciados com a Medalha Jubileu de Brilhante da Vitória

- General de exército Edson Leal Pujol – Antigo Comandante do Exército

- Deputado estadual Capitão Martim

- Vereadora Comandante Nádia

- Vereadora Mônica Leal


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895