Dia de Doar ensina sobre rotulagem e consumo consciente de alimentos em Porto Alegre

Dia de Doar ensina sobre rotulagem e consumo consciente de alimentos em Porto Alegre

Sesc/RS, Rede Unidasul e Shopping Total são parceiros na ação solidária nesta terça

Felipe Faleiro

Ação ocorre na Casa Solidária, no Shopping Total, e também arrecada alimentos ao Mesa Brasil

publicidade

Uma ação solidária para conscientizar especialmente a doação de alimentos é realizada nesta terça-feira em Porto Alegre. O Dia de Doar, em alusão a um movimento global de doações celebrado na terça pós-Black Friday, ocorre no Shopping Total, promovendo palestras, oficinas e um tricotaço promovidos pelo Sesc/RS. Além disto, seis estabelecimentos do Rissul e Macromix na Capital e Região Metropolitana arrecadam alimentos não perecíveis para o Programa Mesa Brasil, do Sesc/RS, que irá distribui-los a entidades locais.

Pela manhã, foram duas palestras, uma sobre rotulagem de alimentos e a outra sobre consumo consciente, sendo que a primeira delas foi ministrada pela nutricionista do Sesc/RS Priscilla Rohmann. Sua colega de profissão, Vera Mejolaro, explicou que as instituições sociais foram convidadas a participar das ações, no intuito de aprender e levar adiante estas ideias. “Este olhar mais aprofundado é importante, especialmente nos rótulos e para o público mais vulnerável, que não tem este conhecimento, muitas vezes. Muitos produtos vêm com cargas de aditivos que os consumidores não sabem que estão ali”, salientou Vera.

Diversas embalagens de produtos industrializados foram colocados sobre uma mesa, e as profissionais explicaram a função de cada uma das substâncias adicionadas. Elas também esclareceram dúvidas da comunidade sobre o consumo após a data de validade dos alimentos. Entre as participantes das oficinas, esteve a supridora de alimentos Iloni Rosane Loebens, moradora do bairro Parque dos Maias, que atua no Banco de Alimentos.

“É bastante importante estas lições que as nutricionistas estão nos repassando. Principalmente sobre o índice de calorias, sódio, isto que é dito nas embalagens dos alimentos e não prestamos muita atenção. Como trabalho com crianças pequenas, o cuidado tem que ser redobrado”, comentou Ilone. O tricotaço, que ocorre à tarde, é promovido pelo Programa Sesc de Voluntariado, e faz uso de tecidos coletados em programas do Sesc/RS junto a indústrias têxteis para desenvolver mantas, cobertores e outros itens relativos ao Natal.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895