Dia do Trabalhor: centrais sindicais reivindicam passe livre nos ônibus de Porto Alegre

Dia do Trabalhor: centrais sindicais reivindicam passe livre nos ônibus de Porto Alegre

Estão previstas mobilizações em Porto Alegre e em cidades do Centro, Norte, Noroeste, Sul, Serra e litoral Norte gaúcho

Cristiano Abreu

publicidade

O Dia do Trabalhador será marcado por manifestações de centrais sindicais em todo o Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, o Fórum das Centrais Sindicais encaminhou ofício à Prefeitura detalhando as atividades de comemoração pelo Dia do Trabalhador e solicitou a decretação de Passe Livre no transporte público de passageiros da Capital nesta data, com o objetivo de viabilizar a participação de todos. A data será também de manifestação por pautas que a organização considera essenciais aos trabalhadores.

Mais uma vez, a Central Única dos Trabalhadores no Estado (CUT-RS) e centrais sindicais definiram pela realização de atividades regionais e estaduais de maneira unificada. Em Caxias do Sul, as atividades acontecerão nos pavilhões da Festa da Uva. Em Porto Alegre, a celebração será na Casa do Gaúcho, Parque Harmonia, a partir das 13h30min.

A atividade iniciará com ato político organizado pelos sindicatos, federações e Centrais, com a participação de movimentos sociais e de lideranças de partidos do campo popular. O show cultural/musical ficará a cargo dos Grupos Produto Nacional e Samba Delas, além dos cantores nativistas João de Almeida Neto e Florisnei Thomaz. A entrada é gratuita.

São esperadas mais de 1,5 mil pessoas no evento que, ao final, terá uma caminhada até a Usina do Gasômetro.

Guiomar Vidor, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), destacou a importância deste 1º de Maio. “É uma data importante para toda a Classe Trabalhadora e que é celebrada no Brasil e no Mundo. Este Dia do Trabalhador de 2024 marcará a retomada da nossa luta por trabalho e aposentadoria decentes, pela igualdade salarial entre homens e mulheres que exercem a mesma função, e pela devolução dos nossos direitos e conquistas que foram brutalmente arrancados pelas reformas trabalhista e da previdência. Por isso, convido todas e todos, de Porto Alegre e da Região Metropolitana, para que participem, tragam suas famílias, divulguem e compartilhem este convite. Venham celebrar conosco o Dia do Trabalhador e da Trabalhadora.” finalizou Vidor.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895