Dia Mundial do Ciclista: 4º Pedal da Paz recebe cerca de mil participantes em Porto Alegre

Dia Mundial do Ciclista: 4º Pedal da Paz recebe cerca de mil participantes em Porto Alegre

Passeio ciclístico anual ocorreu em um trajeto de dez quilômetros, a partir na praça Júlio Mesquita e seguindo ao longo da Orla do Guaíba

Correio do Povo

publicidade

No Dia Mundial do Ciclista, cerca de mil pessoas com suas bicicletas participaram na manhã deste sábado da quarta edição do Pedal da Paz em Porto Alegre. Realizado pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu), o tradicional passeio ciclístico anual ocorreu em um trajeto de dez quilômetros, a partir na praça Júlio Mesquita, em frente à Usina do Gasômetro, e seguindo ao longo da Orla do Guaíba.

Muitos participantes estavam em família ou com amigos, além de coletivos de bikes. No final do passeio, a EPTC recebeu os ciclistas para uma confraternização em que os inscritos concorreram a premiações em diversas categorias, incluindo o sorteio de uma bicicleta com aro 29 e freio a disco, doada pela Panther Bikes.

“Nós temos sempre a intenção de promover a interação entre as pessoas”, afirmou o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires, citando a importância de valorizar, o reforço à cultura do respeito nas relações diárias do trânsito, a contribuição para soluções de mobilidade sustentável, sobretudo em ciclovias e espaços públicos compartilhados. “É promover o uso do espaço público e do espaço urbano de forma responsável e com respeito”, resumiu.

“A gente tem trabalhado nessas ações envolvendo especialmente a bicicleta. O principal objetivo é promover a interação respeitosa entre todos estes atores que vivem no nosso dia a dia no trânsito. O motorista, o pedestre, o ciclista e o motociclista todos precisam interagir com respeito”, enfatizou. “Com empatia para que a gente possa ter um trânsito mais seguro”, complementou.

Na opinião do diretor-presidente da EPTC, o ciclista igualmente tem responsabilidades. “Ele não tem só direitos, mas também precisa respeitar as regras de trânsito, respeitar o pedestre e o veículo automotor”, esclareceu.

Segundo Paulo Ramires, o uso da bicicleta tem ganhado cada vez mais adeptos seja para passeio ou deslocamento ao trabalho na cidade. “É impressionante”, avaliou. Ele recordou que a Capital já possui 77 quilômetros de ciclovias e a previsão é de um aumento cada vez maior em várias regiões. “Temos trabalhado junto com a Smmu na promoção e na implementação desses projetos”, salientou.

Por fim, o diretor-presidente da EPTC revelou a ampliação da utilização de bikes elétricas na cidade. Ele anunciou o credenciamento de uma empresa que deve trazer aproximadamente mil delas para compartilhamento. “Estamos finalizando o processo”, confirmou.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895