Diretora do Hospital Virvi Ramos deixa UTI após receber transfusão de plasma convalescente

Diretora do Hospital Virvi Ramos deixa UTI após receber transfusão de plasma convalescente

Cleciane foi internada no dia 15 de julho com sintomas de Covid-19

Celso Sgorla

A diretora teve uma grata surpresa ao se deparar com uma arte feita nas paredes ao lado do acesso para a UTI

publicidade

A Diretora Executiva do Hospital Virvi Ramos, de Caxias do Sul, Cleciane Doncatto Simsen, deixou a UTI da instituição nesta quinta-feira, uma semana após receber a transfusão de plasma convalescente. Ela, que tem 53 anos, apresentou sintomas relacionados à Covid-19 no início da semana passada, foi internada no dia 15 de julho.

No dia seguinte, com a confirmação do diagnóstico e uma queda nos índices de oxigenação, Cleciane recebeu plasma e iniciou tratamento em terapia intensiva, sem necessidade de auxílio de ventilação para respirar, apenas oxigênio terapia.

Ao sair, transferida para o quarto, a diretora tocou o sino, foi aplaudida pela equipe e teve uma grata surpresa ao se deparar com uma arte feita nas paredes ao lado do acesso para a UTI: “Fiquei muito emocionada com a alta e com a surpresa. Ficou lindo o trabalho feito por esse artista. É reconfortante sair e olhar uma arte dessas, com essas frases motivadoras, como ‘Vai Ficar Tudo Bem’. Eu tinha acertado com o médico intensivista Roger Weingartner, coordenador da UTI, para fazermos, mas não tinha ideia de que eles já tinham feito. Meu sentimento pessoal é de muita gratidão a Deus, à oportunidade de acesso e à Equipe Médica e de assistência altamente qualificada. Certamente tudo isto contribuiu para minha superação e para não ter agravamento do caso. Meu sentimento é de muita gratidão.”

Cleciane reforça também a importância de redobrar cuidados e da doação de plasma por parte daqueles que já contraíram a doença e estão recuperados: “Possivelmente estejamos passando pelo pior momento da pandemia. Por isso, redobre os cuidados e evite exposição desnecessária. Além disso, peço para aqueles que já tiveram a doença e se recuperaram, que procurem o hemocentro e façam a doação do plasma para ajudar outros pacientes, principalmente aqueles que tenham sangue B ou AB, que pelo que sei, são casos de maior dificuldade de estoque.”

Cleciane se recupera agora no quarto e tem previsão de alta hospitalar para a próxima segunda-feira. Mesmo antes de internar, ao apresentar os primeiros sintomas, ela se isolou da própria família e hoje o marido e a filha tiveram confirmação de resultado negativo para Covid-19.

Tratamento 

Desde a primeira transfusão, ocorrida em 26 de maio, todos os pacientes diagnosticados com a Covid-19 que necessitaram de Terapia Intensiva no Hospital Virvi Ramos receberam plasma, sempre com consentimento de familiares. Três já tiveram alta e estão em casa, cinco faleceram e outros 10 seguem recuperação internados, sendo seis no quarto e quatro em Terapia Intensiva.

O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) faz triagem e coleta dos interessados e as destina aos hospitais que tiverem protocolo de estudo para uso. Em Caxias do Sul, apenas o Virvi Ramos está habilitado, até o momento, para realizar este tipo de procedimento.

As doações precisam ser agendadas pelos telefones (54) 3290-4543 e (54) 3290-4580 ou por meio do WhatsApp (54) 98418-8487. O Hemocs atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, e aos sábados, das 8h até 12h, na rua Ernesto Alves, 2260, ao lado da UPA Central.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895