Diretores de parques temáticos de Gramado e Canela criam associação

Diretores de parques temáticos de Gramado e Canela criam associação

O objetivo do grupo é organizar ações coordenadas e aprimorar a qualidade do atendimento ao público

Halder Ramos

O evento aconteceu ontem em um hotel de Gramado

publicidade

Os diretores de parques temáticos de Gramado e Canela criaram a Associação de Parques e Atrações da Serra Gaúcha (APASG). O lançamento ocorreu quarta-feira no Hotel Ritta Höppner, em Gramado, e empossou Manuela da Costa como presidente da entidade para dois anos de mandato. Os vice-presidentes são Marcos Gomes, representante de Gramado, e Alfredo Schaffer, por Canela.

O objetivo da associação é organizar ações coordenadas entre os parques. Os primeiros associados são Mini Mundo, Mundo a Vapor, Snowland, Alpen Park, Grupo Dreams, Mundo de Chocolate Lugano, Tri Táxi Aéreo, Gramadozoo, Parque Gaúcho, Parque Terra Mágica Florybal e Aldeia do Papai Noel. Segundo o vice-presidente Marcos Gomes, aprimorar a qualidade do atendimento ao público e a representatividade junto ao poder público também estão entre as metas da diretoria. “Iremos trabalhar em parceria com o poder público em campanhas de divulgação para fortalecer os destinos turísticos”, afirma Gomes.

Na solenidade, o prefeito de Gramado, João Alfredo Bertolucci, anunciou a redução de 5% para 3% na alíquota de cobrança de ISS de estabelecimentos da cidade. Bertolucci destaca os aspectos positivos na formação da APASG em relação a conquistas, desejos e atendimento às necessidades, antevendo que com a associação tudo ficará mais fácil. “A contrapartida do município é a redução da alíquota para as atividades de parques em Gramado.” Ele entregou uma minuta de projeto de lei para a presidente da APASG.

Para a obtenção da redução, os parques de diversão, centros de lazer e congêneres devem proporcionar atividades de lazer educacionais, pedagógicas, culturais e ambientais. A alteração do Código Tributário, para reduzir o ISS, depende de autorização legislativa. Segundo o prefeito, o atual índice de 5% foi fixado em 2003. “Desde lá, é alvo de queixas dos empreendedores, que consideram o valor da alíquota abusivo”, pondera.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895