Discursos em defesa do ensino de qualidade marcam comemoração dos 100 anos do IPA

Discursos em defesa do ensino de qualidade marcam comemoração dos 100 anos do IPA

Evento reuniu comunidade acadêmica atual, além de ex-funcionários e alunos antigos do instituto

Rafael Rangel Winch

Comemoração do centenário do IPA reuniu centenas de pessoas no campus da universidade

publicidade

O Instituto de Porto Alegre (IPA) celebrou 100 de atividades em Porto Alegre em um encontro realizado no campus da institução. O IPA, que foi fundado como escola em 1923, é reconhecido como Centro Universitário e busca levar educação superior de qualidade a partir do lema liberdade com responsabilidade. Participaram do evento membros da instituição, representantes do poder público municipal e estadual, além de ex-funcionários e alunos.

Representando a Prefeitura de Porto Alegre, a secretaria de Esportes, Lazer e Juventude da cidade, Débora Garcia, lembrou que se formou pelo IPA na turma do milênio em educação física e que seus vínculos com a instituição tem raízes na própria família, uma vez que o pai foi coordenador da faculdade de educação física e a mãe foi aluna da primeira turma do mesmo curso. "Que possamos, sim, poder comemorar mais 100 anos. Nós não estaremos aqui, mas quem sabe nossos netos, bisnetos. Eu desejo vida longa ao IPA", celebrou a secretaria. 

A reitora do IPA, Vera Maciel, que possui décadas de vivências na instituição, inclusive como aluna, enfatizou a felicidade de poder comemorar uma data tão simbólica. "Ipaenses pra vida toda, comemorem as mais lindas memórias que vocês têm na escola majestosa do morro milenar. Hoje é um dia que vai ficar marcado nas nossas vidas porque hoje o IPA faz uma grande virada na sua história", destacou. A reitora ainda agradeceu a presença das centenas de pessoas que participaram do momento histórico e mencionou o protocolo informal adotado para comemorar o aniversário da instituição, o que deixou o evento mais descontraído.

Reitora do IPA considerou que centenário representa uma grande virada na história da instituição 

Quem também ressaltou a alegria em celebrar o centenário da instituição foi o bispo Nelson Magalhães Furtado. Ele pontuou que o instituto mantém uma relação de várias décadas com o ensino de qualidade na capital. "Falar de educação é falar de Igreja Metodista, é falar do IPA. Feliz estou em poder participar dessa grande festa aqui com vocês", frisou.

Fundado em 1923, o IPA, primeiramente, foi chamado de Porto Alegre College, projeto ligado à Southern Methodist University (SMU), dos Estados Unidos. A primeira sede do instituto era localizada num sobrado na esquina das ruas Marechal Floriano e Salgado Filho, no Centro Histórico. Um ano depois, O IPA mudou foi transferido para o “morro milenar”, no bairro Rio Branco, onde permanece até hoje. Após algumas décadas funcionando como escola, iniciou na Educação Superior em 1971, com a Escola Superior de Educação Física (ESEF). O IPA atualmente possui cursos de especialização, extensão, graduação, mba e mestrado.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895