DMLU conscientiza população para aumentar a reciclagem do lixo em Porto Alegre

DMLU conscientiza população para aumentar a reciclagem do lixo em Porto Alegre

Projeto Linda Orla Limpa é realizado desde o ano passado nos locais de de maior concentração de público no verão

Correio do Povo

Atividade deste sábado ocorreu na praia do Guarujá, na Zona Sul da Capital

publicidade

Porto Alegre recolhe apenas entre 70 e 80 toneladas de resíduos recicláveis por dia, mas o potencial é de 250 toneladas caso fossem descartados corretamente. Para ampliar o percentual, o projeto Linda Orla Limpa da Equipe de Gestão e Educação Ambiental (Egea) do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) é realizado desde o verão de 2022 na orla do Guaíba, considerada o local de maior concentração de público sobretudo neste período do ano. Cerca de 180 toneladas de material que pode ser reciclado são jogadas em locais inapropriados ou junto com o lixo orgânico, o que contribui para a contaminação e poluição do ambiente natural.

A principal meta da iniciativa é a conscientização sobre a importância do descarte correto do lixo e da reciclagem. “O objetivo básico é conversar com a população e informar sobre a gama de serviços do DMLU. É sensibilizar as pessoas para fazer a correta segregação de resíduos”, resumiu o coordenador da Egea, Marcos Salinas. Ele estimou inclusive que cerca de 45% da população sabe fazer a separação do lixo, mas efetivamente apenas 12% a fazem na prática.

“A gente tem 17 unidades de triagem que vivem dos resíduos da coleta seletiva e isso gera emprego e renda para mais de 600 famílias. Então se a gente começar a aumentar esse percentual de segregação, a gente vai poder criar mais unidades de triagem e gerar emprego de renda para uma parcela necessitada da população”, observou Marcos Salinas.

Ele constatou que um problema tem sido também a atuação de catadores informais que coletam em torno de 50 e 60 toneladas diárias, pois descarregam o que não querem em qualquer lugar da cidade. “Aí temos os focos de lixo", frisou. Outra dificuldade é fazer com que somente lixo orgânico seja colocado nos contêineres de rua. Marcos Salinas calculou que 70% do que é depositado indevidamente no equipamento é material reciclável.

Entre às 10h e 17h deste sábado, o projeto Linda Orla Limpa está sendo desenvolvido no calçadão da praia do Guarujá, na avenida Guaíba, ao lado da pista de skate, no bairro Guarujá, na Zona Sul. Um estande foi montado no local, sendo prestadas informações sobre os serviços do DMLU e o funcionamento das usinas de reciclagem com o auxílio de maquetes de unidade triagem. Sacolas ecológicas, feitas de plástico reciclável para estimular o acondicionamento dos resíduos e posterior descarte correto, estão sendo distribuídas.

Entre os atrativos estão o quebra-cabeças, jogo da memória, exposição sobre o ciclo de vida dos resíduos e, o preferido das crianças, campeonato de arremesso de resíduos recicláveis no Papa Resíduo. A estrutura é um garrafão gigante feito em metal, onde a população usuária da orla pode colocar os recicláveis.

As futuras edições do projeto Linda Orla Limpa acontecem no próximo dia 11 deste mês na Orla Trecho 3, no dia 18 na Orla Trecho e no dia 25 deste mês na Orla Iberê Camargo. A iniciativa já esteve na orla dos bairros Lami, Belém Novo e Ipanema.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895