Dnit prepara desvios para construção de dois viadutos em frente ao Parque Assis Brasil, em Esteio

Dnit prepara desvios para construção de dois viadutos em frente ao Parque Assis Brasil, em Esteio

Intervenções devem começar após término da Expointer

Fernanda Bassôa

publicidade

Equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) já trabalham na preparação de desvios que serão necessários para executar a obra dos dois viadutos, nas imediações do km 255, da BR 116, em Esteio, em frente ao Parque Estadual de Exposições Assis Brasil.

No local, desde a primeira semana de agosto, operários e maquinários se movimentam para readequar o trânsito. De acordo com a autarquia, os trabalhos devem efetivamente começar após o término da Expointer. O cronograma, que foi ajustado para não causar interferências no período da feira, pode variar de acordo com as condições climáticas. 

Segundo o Dnit, o projeto prevê três viadutos no entorno do Parque Assis Brasil. O viaduto lateral ao existente, com cerca de 180 metros de comprimento e pista dupla, permitirá a duplicação da passagem por cima da rótula de Esteio, no sentido interior-capital. O viaduto atual será utilizado no sentido capital-interior, transformando a faixa da direita em rua lateral.

O viaduto Celina Kroeff terá 161 metros de comprimento e pista dupla, permitindo uma maior fluidez no trânsito entre a Avenida Celina e a BR 116, em ambos os sentidos. O prazo de conclusão segue para o primeiro semestre de 2024. Já o terceiro viaduto, de retorno à BR 116, próximo ao km 257,5, terá 68 metros de comprimento e três faixas em cada sentido. 

As obras dos viadutos lateral e Celina Kroeff serão realizadas simultaneamente. O viaduto de retorno iniciará após, pois haverá a necessidade de execução de uma rua lateral, sentido capital-interior, que servirá para fazer o desvio de tráfego. A conclusão das obras deste terceiro viaduto está prevista para dezembro de 2024. O investimento total dos três viadutos, incluindo a pavimentação das ruas laterais, será de aproximadamente R$ 120 milhões. Os novos dispositivos, depois de prontos, vão facilitar o acesso dos visitantes ao parque e o retorno adequado para a BR 116.  

Para Valdemir Machado, 55 anos, morador do bairro Novo Esteio, a implementação de viadutos no local vai melhor a mobilidade e dar mais fluidez ao trânsito. “Especialmente na época de Expointer, pois o acesso tanto ao Parque, quanto ao interior do bairro ficam caóticos.”

A empresária Margarida Finato Borges, 46 anos, que transita todos os dias pelo local e também é moradora do bairro, acredita que as obras vão beneficiar muito a região. “Vai organizar mais o trânsito. Estamos ansiosos pelo início e término das obras". 

O Dnit possui um conjunto de Obras de Melhoramentos Físicos e de Segurança de Tráfego da BR 116, que prevê uma reformulação significativa em um segmento de 38,5 quilômetros, entre Novo Hamburgo e Porto Alegre. As obras de melhorias da BR 116, em Esteio, iniciaram pelos trabalhos de estaqueamento e blocos da nova passarela que será implantada junto à estação da Trensurb. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895