DNIT retoma operação da eclusa de Bom Retiro do Sul

DNIT retoma operação da eclusa de Bom Retiro do Sul

Serviço de transposição restabelece a navegação neste trecho do rio Taquari

Correio do Povo

A câmara da eclusa possui 120 metros de comprimento por 17 metros de largura

publicidade

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) retomou as atividades na eclusa de Bom Retiro do Sul, localizada no rio Taquari. As equipes realizaram serviços de recuperação da estrutura para garantir mais segurança e condições de navegabilidade aos usuários da hidrovia. Foi realizada reforma dos portões de jusante da eclusa, ou seja, na parte mais baixa da estrutura, englobando a limpeza, recuperação de elementos com corrosão, substituição de parafusos, refazimento de soldas e substituição de elementos da vedação.

A eclusa de Bom Retiro do Sul permite a ligação hidroviária desde o porto rodo-hidro-ferroviário de Estrela até os portos de Porto Alegre e Rio Grande, entre outros. A câmara da eclusa possui 120 metros de comprimento por 17 metros de largura, permitindo a passagem de embarcações com até 2,5 metros de calado. Diariamente, diversas embarcações efetuam o processo de descida ou subida na eclusa transportando os mais variados tipos de produtos agrícolas ou industriais da região, além de areia e produtos que são trazidos para o vale.

O retorno das operações na eclusa de Bom Retiro do Sul faz parte das ações executadas pelo Programa Nacional de Recuperação, Operação, Manutenção e Gestão de Eclusas (PROECLUSAS) executado pelo DNIT. Com isso, a Diretoria de Infraestrutura Aquaviária definiu e programou uma série de ações e medidas técnicas, gerenciais e administrativas para promover a melhoria na gestão das eclusas e barragens a cargo da autarquia. Hoje, existem oito eclusas sob a responsabilidade do DNIT. Dessas, quatro ficam no Rio Grande do Sul (Fandango, Amarópolis, Dom Marco e Bom Retiro do Sul), duas em São Paulo (Três Irmãos e Jupiá), uma no Pará (Tucuruí), e uma na Bahia (Sobradinho).


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895