Dobra número de casos de toxoplasmose em Santa Maria

Dobra número de casos de toxoplasmose em Santa Maria

Outra morte fetal foi confirmada no município e caso será investigado pelo Ministério da Saúde

Laura Gross / Rádio Guaíba

Dobra número de casos de toxoplasmose em Santa Maria

publicidade

O número de casos confirmados de toxoplasmose em Santa Maria subiu de 51 para 105, segundo apontou um boletim divulgado, na tarde desta sexta-feira, pela prefeitura do município da região Central. Além disso, cresceu de um para dois o total de mortes fetais em gestantes que tiveram diagnóstico de toxoplasmose aguda.

• Toxoplasmose em grávidas pode causar cegueira e microcefalia em bebês

Durante a coletiva de imprensa, o prefeito Jorge Pozzobom confirmou que o Ministério da Saúde enviou uma equipe de cinco pessoas a Santa Maria para ajudar na investigação da origem do surto de toxoplasmose. A diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Marilina Bercini, afirmou que chega a 262 o total de casos suspeitos da doença. Na última terça-feira passada, eram 199.

Já a secretária de Saúde de Santa Maria, Liliane Mello, divulgou que dois óbitos fetais foram confirmados em gestantes que tiveram o diagnóstico confirmado para toxoplasmose aguda. As gestantes tinham 28 e 36 semanas de gravidez. “Ainda não há confirmação se as mortes foram causadas pela toxoplasmose, só conseguiremos confirmar após o resultado dos exames que foram realizados no fetos, ainda sem data para serem divulgados”, completou.

A secretária informou ainda que uma lactante (mãe de um recém-nascido) e o bebê, de quatro meses, foram diagnosticados com toxoplasmose, ela no quadro agudo. Liliane acrescentou que os 105 casos confirmados envolvem moradores de 19 de bairros do município e que, até o momento, os resultados das análises de água da Corsan deram negativo para a presença do protozoário.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895