Dois escorpiões amarelos são capturados pelas equipes de Vigilância em Saúde no Centro Esteio

Dois escorpiões amarelos são capturados pelas equipes de Vigilância em Saúde no Centro Esteio

É importante redobrar os cuidados nesta época do ano, especialmente com crianças e pets, ao transitar em jardins e áreas comuns

Fernanda Bassôa

Homem picado por animal, da classe dos aracnídeos, foi levado para o hospital São Camilo onde recebeu soro

publicidade

O Município de Esteio registrou oficialmente o primeiro caso de acidente por escorpião amarelo (Tityus serrulatus) na cidade. Um homem foi picado pelo animal, da classe dos aracnídeos, no final da semana passada e atendido no Hospital São Camilo, onde recebeu soro e foi liberado. O caso foi registrado no setor de Vigilância em Saúde da Prefeitura, que por sua vez, fez uma varredura e capturou dois escorpiões na Rua Parobé, no Centro da cidade.

De acordo com a Vigilância em Saúde, a ocorrência deste tipo de escorpião é uma questão de saúde pública, pois ele pode causar quadros clínicos graves, em alguns casos, até fatais, especialmente em crianças, idosos e imunodeprimidos. O habitat do escorpião-amarelo é preferencialmente locais escuros e frescos, frestas de paredes, pedaços de madeira, restos de materiais de construção, esgotos, ralos, caixas de gordura, encanamentos de luz e telefone, caixas com verduras, legumes e frutas, roupas, calçados, cama, travesseiros e cortinas. Sua principal fonte de alimentação são as baratas.

A Administração ressalva que é de extrema importância que os moradores tenham muito cuidado nesta época do ano, especialmente com as crianças e pets, ao transitar nos jardins e áreas comuns. Caso o morador tenha contato com o escorpião ou seja picado, a Vigilância em Saúde recomenda dirigir-se imediatamente à emergência do Hospital São Camilo, em Esteio.

Como complemento à assistência a esses casos, o Centro de Informação Toxicológica (CIT) do Rio Grande do Sul também pode ser acionado. O CIT atende 24 horas pelo telefone 0800 721 3000. No caso de visualização do escorpião amarelo a recomendação é evitar o contato e informar a localização através do telefone (51) 3433-8401. Se possível, o morador também pode fotografá-lo e comunicar a Secretaria da Saúde do Município.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895