Drone doado pela Receita Federal auxilia no combate à dengue em Chapecó

Drone doado pela Receita Federal auxilia no combate à dengue em Chapecó

Nesta quarta-feira, o equipamento foi utilizado no mutirão realizado no bairro Eldorado

Agostinho Piovesan

Equipamento atinge uma altura de 120 metros e pode ser operado num raio de até 1 km de distância

publicidade

O trabalho de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, conta com mais uma ferramenta. Um drone modelo Phanton 3 está sendo utilizado pela Guarda Municipal nas ações que são realizadas na cidade com 227,5 mil habitantes.

Segundo o comandante da Guarda Municipal, Roger Natan de Lima, o equipamento que atinge uma altura de 120 metros e pode ser operado num raio de até 1 km de distância foi utilizado na fiscalização da Covid-19, na identificação de possíveis eventos clandestinos e aglomerações. Depois passou a ser utilizado nas ações da Vigilância, na verificação de áreas de difícil acesso, sobrevoando os prédios, identificando pontos de água parada. “O drone permite uma varredura mais rápida do que uma pessoa indo de prédio em prédio, além de acessar pontos que uma pessoa não conseguiria”, disse Lima.

Nesta quarta-feira, o equipamento foi utilizado no mutirão realizado no bairro Eldorado, onde foram realizadas 1.116 visitas. Em 2022, foram registrados153 focos e 15 casos de dengue até o presente momento, sendo sete deles no bairro Eldorado. Neste bairro foram inspecionados 2.640 depósitos, sendo eliminados 1.187, que seriam potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti. Foram realizados 36 tratamentos com larvicida. Além disso, foram vedadas e tratadas 31 cisternas e caixas de água. Houve o recolhimento de 13 pneus. Também foram 45 denúncias e termos abertos para adequação. Conforme a coordenadora da Vigilância, Karina Giachini, o equipamento auxilia os mais de 50 Agentes de Combate a Endemias e Agentes Comunitárias de Saúde, nos pontos mais altos e de difícil acesso.

O comandante da Guarda Municipal explicou que o drone modelo Phanton 3, que custa cerca de R$ 5,5 mil, foi doado pela Receita Federal em 2020. Como faltavam algumas peças, como a bateria, o equipamento foi ativado em 2021. No combate ao mosquito Aedes aegypti, nesta quinta-feira, é feita a aplicação de UBV, mais conhecido como “fumacê”, nos bairros Eldorado, Belvedere, Líder, Cristo Rei e Presidente Médici. Também está prevista aplicação no bairro Santa Maria, nas proximidades do Hospital Regional do Oeste, ainda nesta semana.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895