Duas crianças e seus pais são resgatados por moradores em Taquara

Duas crianças e seus pais são resgatados por moradores em Taquara

Os pais e duas crianças passavam de carro em cima da ponte do arroio local quando a estrutura se rompeu. Eles foram arrastados pela correnteza, mas conseguiram se segurar numa árvore

Lisiane Mossmann*

A família estava de carro quando passaram em cima da ponte do arroio local e a estrutura rompeu.

publicidade

Duas crianças e seus pais foram resgatados por moradores na Estrada Morro Pelado, no Distrito Pega Fogo, em Taquara. Nessa sexta, às 5h, a família estava de carro quando passaram em cima da ponte do arroio local e a estrutura rompeu. O carro com a família foi arrastado pela correnteza.  O pai, a mãe e as duas crianças conseguiram sair e se agarraram em uma árvore até a chegada de socorro.

Nem Defesa Civil nem Corpo de Bombeiros tinham acesso ao local por causa da correnteza e do grande volume de água. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Alessandro Santos, a comunidade esperou a água baixar um pouco e com a ajuda de um caminhão conseguiu acesso ao local para retirar as pessoas.

A solicitação de resgate  feita à Defesa Civil de Taquara era a de que um casal e dois filhos estavam presos em um carro no meio da correnteza. O Corpo de Bombeiros foi acionado. No entanto, a localidade estava ilhada com fortes correntezas e a comunidade local se mobilizou para socorrer a família. Conforme Santos, as áreas mais atingidas de Taquara foram os bairros Santa Maria, Mundo Novo, Cruzeiro, Olaria e Eldorado. A preocupação agora, segundo Santos, é com o aumento do volume de água do Rio do Sinos.

 

Desabrigados e desalojados

Até o início da manhã desta sexta-feira, pelo menos cinco pessoas ficaram desalojadas e 11 desabrigadas de suas casas, sendo encaminhadas para residências de familiares, amigos ou abrigos temporários.

Durante a madrugada, 22 pessoas que estavam em um lar de idosos na Rua Tristão Monteiro foram socorridas pelos Bombeiros com apoio de um micro-ônibus da Secretaria de Educação. Segundo a corporação, quatro pacientes saíram na maca e o restante em cadeiras de rodas, sendo encaminhados para casas de familiares.

Também foram resgatados 27 cães durante o temporal, além de realizado o corte de duas árvores e a entrega de lonas a duas propriedades. “Trabalhamos durante toda a madrugada recebendo os pedidos de socorro da população. Montamos uma sala de emergência junto à Secretaria de Educação de onde recebíamos e encaminhávamos os atendimentos. Ação conjunta entre Secretaria de Obras, Diretoria de Trânsito, Defesa Civil, Bombeiros e muitos voluntários”, destacou a prefeita Sirlei Silveira, que esteve durante toda a madrugada coordenando as equipes.

Um muro em frente ao Hospital Bom Jesus, na Rua Emilio Lúcio Esteves, cedeu com a chuvarada, juntamente com uma árvore que tombou, atingindo três veículos que estavam estacionados. A via foi parcialmente bloqueada. Uma ala da casa de saúde teve que ser interditada.

Atenção redobrada nas estradas

A Estrada Americanos, no Paredão Baixo, está com problemas em uma ponte e será interditada, assim como a Estrada Arno Cassel, em Fazenda Fialho, e a Estrada Morro Pelado, em Pega Fogo. Durante a madrugada, houve acúmulo de terra no quilômetro 52 da ERS-020, próximo ao restaurante Casa Silva, ponto em que os motoristas devem redobrar a atenção.

Um trecho da Rua Pinheiro Machado, próximo à travessia da ERS-020, teve que ser interditado para o trânsito em razão de alagamento. Outro ponto na Rua Cláudio Schein, em Tucanos, próximo ao cemitério, teve que ser bloqueado em razão de açude transbordando. Há uma árvore sobre a pista na Rua Erna Volkart, no Bairro Recreio.

Na Rua Arthur José Wallauer, no Bairro Eldorado, um buraco na pista se formou, impossibilitando a passagem de veículos. O acesso ao Eldorado nesta manhã também está comprometido em razão de água na pista.

Na Parada 101 da ERS-020, um ônibus ficou trancado na rodovia em razão da água na pista. Os Bombeiros estão realizando o atendimento aos sete adultos e uma criança que estavam se deslocando a hospitais em Porto Alegre.

*Com informações da Rádio Taquara e Prefeitura de Taquara

 

 

 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895