Eclipse Penumbral da Lua e Meteoro são vistos no céu na madrugada desta segunda-feira

Eclipse Penumbral da Lua e Meteoro são vistos no céu na madrugada desta segunda-feira

Registrado em média duas vezes ao ano, o sombreamento da lua ocorrerá novamente em setembro deste ano

Vitória Miranda

Observar o eclipse lunar não causa prejuízo para o olho humano, diferente dos eclipses solares, que podem causar danos à retina.

publicidade

Foi observado na madrugada desta segunda-feira, no Brasil e demais países das Américas, um eclipse penumbral da Lua. Mais frequente que os eclipses solares, o fenômeno se resume ao escurecimento da lua, ocasionado pela sombra da Terra. Considerado um dos eclipses mais difíceis de perceber, o ápice do fenômeno pôde ser visto a olho nu por volta das 4h13. Para quem perdeu o eclipse e tem curiosidade de assistir ao fenômeno, o próximo eclipse da lua será parcial e ocorrerá no dia 18 de setembro, conforme cronograma da NASA.

Segundo César Eduardo Schmitt, mestre em Física e professor do curso de Engenharia Eletrônica da Feevale, a observação do eclipse lunar não traz prejuízo para o olho humano, diferente dos eclipses solares, que podem causar danos à retina. Da mesma forma, não há impactos para o planeta, caracterizando apenas um evento luminoso.

Meteoro Fireball foi visto no Rio Grande do Sul na mesma madrugada

Também nesta madrugada, por volta das 12:13h, foi observada a passagem de um meteoro Fireball de alta magnitude na atmosfera do Rio Grande do Sul. O meteoro, termo que caracteriza as pedras que se dissipam antes de cruzar toda a camada atmosférica dos planetas, teve uma magnitude de -5.1 e ingressou na atmosfera a uma altitude de 96,5 Km, sendo extinto a 39,4 Km. O fenômeno luminoso teve uma duração de 2,46 segundos.

Segundo Schmitt, meteoros são muito comuns, o que ocorre hoje é que há maior possibilidade de registrá-los. Ele afirmou ainda que a NASA acompanha os asteroides que apresentam risco de se tornarem meteoritos e faz alertas quando há essa ameaça. Os meteoritos são aqueles asteroides que resistem à pressão atmosférica e caem em solo ou mar.

O fenômeno luminoso do Meteoro Fireball teve uma duração de 2,46 segundos. | Foto: Carlos Jung / Heller & Jung - Space and Sky Observatory


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895