Eleição do CAU/RS é adiada

Eleição do CAU/RS é adiada

A decisão foi tomada pela Comissão Eleitoral Nacional. Uma nova data ainda não foi definida

Caroline Garske

publicidade

A eleição do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU-RS), que aconteceria na terça-feira, foi adiada. A decisão foi tomada pela Comissão Eleitoral Nacional, já que a votação aconteceria em conselhos de Arquitetura e Urbanismo de todo o país. O motivo é que o Sistema de Votação “VotaOnline”, disponibilizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), registrou instabilidade a partir das 8h do dia 11.

Conforme a Deliberação nº 040/2023, até às 15h do dia 10 de outubro de 2023 foram registrados apenas 21.819 votos no Sistema do TRE-TO, o que representa menos de 10% do número de eleitores aptos a votar. Além disso, foi considerado não haver segurança quanto ao retorno da estabilidade do sistema a tempo de assegurar o direito de votos a todos os eleitores arquitetos e urbanistas. Uma nova data de votação ainda não foi definida.

No Rio Grande do Sul, três chapas concorrem ao pleito, que deverá eleger 25 conselheiros titulares e seus respectivos suplentes. O voto é obrigatório, exceto para profissionais com mais de 70 anos. As chapas concorrentes são: Chapa 1 - Todos os Lugares; Chapa 2 - CAU Conecta; e Chapa 3 - CAU/RS Mais+. O atual presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva, esteve à frente da gestão nos dois últimos mandatos, desde 2018, e explica que serão eleitos 50 conselheiros, 25 titulares e 25 suplentes. “Muito provavelmente teremos eleitos das três chapas e isso nos parece algo muito interessante”, comenta. Além dos 50 conselheiros eleitos, serão escolhidos também dois federais - um titular e um suplente - que representarão o CAU/RS em Brasília. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895