Eleições para o Conselho Tutelar de Uruguaiana acontecerão neste mês
capa

Eleições para o Conselho Tutelar de Uruguaiana acontecerão neste mês

Votação tardia deve-se a falta de candidatos capacitados em provas realizadas em outubro de 2019

Por
Fred Marcovici

publicidade

Faltando 9 dias para a eleição do 9º Conselho Tutelar de Uruguaiana, os 19 candidatos iniciaram nesta semana a campanha nas redes sociais e junto aos meios de comunicação local, além da distribuição de material com o currículo, nome e número.

A eleição não ocorreu em conjunto com os demais municípios, em razão do baixo número de candidatos aptos ao cargo, em provas realizadas em outubro de 2019. A escolha do novo Conselho Tutelar é organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Uruguaiana – Comdicau e ocorrerá no dia 19, das 8h às 17h.

Uruguaiana terá 13 locais de votação, inclusive com urnas no interior do município. Para votar, o eleitor deverá estar de posse do título de eleitor, um documento de identidade com foto e comparecer na sessão eleitoral convencional. Cada cidadão poderá votar em até cinco candidatos.

A eleição do Conselho Tutelar, embora importante, não mobiliza grande número de pessoas para votar, uma realidade que precisa ser revertida, destacam os dirigentes do pleito. Levando em consideração a situação, o Comdicau pede que a comunidade exerça sua cidadania e eleja, democraticamente, um conselheiro tutelar. O edital com o resultado do pleito final, com divulgação dos cinco conselheiros eleitos e dos cinco suplentes, será publicado na segunda-feira, 27 de janeiro. A posse acontecerá em 31 de janeiro.