Em 15 dias, Caxias do Sul registra 138 denúncias de uso irracional de água

Em 15 dias, Caxias do Sul registra 138 denúncias de uso irracional de água

Na primeira infração, o usuário será alertado e orientado, mas em caso de reincidência, será aplicada uma multa

Celso Sgorla

A maior incidência de denúncias refere-se à lavagem de calçadas, carros e prédios

publicidade

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Caxias do Sul registrou, no período entre 28 de fevereiro a 15 de março, 138 denúncias de uso indevido da água. Dessas, 117 notificações já foram distribuídas, faltando 21 denúncias para serem verificadas.

Dessa forma, desde a data da publicação do decreto, em 25 de janeiro, que proíbe o uso de água tratada para lavar calçadas ou passeios públicos de áreas residenciais, comerciais ou industriais, além de veículos, até o dia 15 de março, 489 denúncias foram recebidas pelo Samae. Até o momento, não houve nenhum auto de infração lavrado. A maior incidência de denúncias refere-se à lavagem de calçadas, carros e prédios.

Conforme o decreto, a prática de irrigar plantas e jardins também deve ser evitada, bem como encher piscinas. O Samae orienta que, para esses serviços, seja utilizado água de fontes alternativas e reuso.

Os moradores que forem flagrados ou denunciados por outros tipos de uso que caracterizam o desperdício também poderão ser autuados. Na primeira infração, o usuário será alertado e orientado. Em caso de reincidência, será aplicada uma multa no valor correspondente a 10 tarifas mínimas de água de cada categoria. Denúncias de uso irracional da água poderão ser feitas por meio do telefone 115, plantão 24 horas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895