Em Parobé e Rolante, famílias começam a retornar para casa, mas aguardam o envio de donativos

Em Parobé e Rolante, famílias começam a retornar para casa, mas aguardam o envio de donativos

Para o trabalho de reconstrução, famílias contam com o espírito de solidariedade e entrega de doações; materiais de limpeza e de higiene são os mais necessitados

Fernanda Bassôa

Nos últimos dias mais de 600 pessoas foram acolhidas em abrigos da Prefeitura de Parobé

publicidade

A cidade de Parobé, no Vale do Paranhana, soma mais de 6 mil pessoas desalojadas em função da enchente que assola o Estado do Rio Grande do Sul. Destes, de acordo com a prefeitura, nos últimos dias mais de 600 pessoas foram acolhidas em abrigos da Prefeitura. As águas, aos poucos, estão baixando e as famílias iniciaram neste domingo o retorno para suas residências. No momento, cerca de 100 pessoas ainda estão abrigadas pela prefeitura. Diante da trégua que a chuva deu e do surgimento tímido do Sol, muitas das famílias começaram pequenos mutirões de limpeza, mas o processo é árduo e longo diante de tanto barro e entulho espalhados pelas ruas. Doações estão sendo concentradas nas Escola Noemy e Idalino.

Rolante, outra cidade que sofre com a destruição causada pela inundação dos rios, contabiliza mais de 200 famílias alojadas na casa de familiares ou parentes. O hospital da cidade foi devastado pela violência das águas. De acordo com o prefeito Pedro Rippel, os rios começaram a baixar, mas ainda estão cerca de dois metros acima do nível normal. “Temos ainda famílias acolhidas nos abrigos, mas muita gente está deslocando para casa e já iniciou o processo de limpeza. Precisamos começar esse trabalho para depois contabilizar os estragos, recuperar a cidade e buscar recursos. Há muitos entulhos nas ruas e na segunda-feira esa trabalho será intensificado.”

De acordo com Rippel, neste momento a comunidade precisa de doção de móveis, colchões, eletrodomésticos, roupa de cama, toalha, cobertores, produtos de limpeza e higiene pessoal e alimentos não perecíveis. Um ponto de coleta foi montado no Salão Paroquial Cristo Rei. As aulas da Rede Municipal de Ensino estão suspensas até a próxima quarta-feira, com perspectiva de retorno das atividades na quinta-feira.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895