Em Porto Alegre, Dia do Desafio é convite para hábitos saudáveis nesta quarta-feira

Em Porto Alegre, Dia do Desafio é convite para hábitos saudáveis nesta quarta-feira

Diversos eventos gratuitos estão espalhados pela cidade ao longo do dia

Felipe Faleiro

publicidade

O Dia do Desafio é celebrado nesta quarta-feira em Porto Alegre com diversas atividades, visando conscientizar a população para a importância de praticar atividades físicas regulares e manter um estilo de vida saudável, combatendo o sedentarismo. Por apenas 15 minutos, a comunidade foi convidada a mudar pequenos hábitos de sua rotina e se movimentar. Neste ano, o Sesc-RS, promotor da ação no Estado, novamente também promove campanhas sociais, de arrecadação de leite e fez melhorias em praças e espaços públicos, como a Praça Ramiro Souto, na Capital.

“Queremos deixar um legado, que são estas melhorias todas. As pessoas passaram a entender mais a proposta do Dia do Desafio ao longo do tempo, e já tivemos vários casos de pessoas que fazem algum tipo de atividade física neste dia e conseguiram colocar isto na rotina. E entendem também a importância disto para melhorar sua qualidade de vida e bem-estar, não apenas físico, mas mental, psicológico, e mexe inclusive com a autoestima”, afirma a coordenadora de Esporte e Lazer do Sesc-RS, Melissa Stoffel.

Iniciado no Canadá em 1983, no Brasil em 1995 e no Rio Grande do Sul dois anos mais tarde, o evento, que ocorre sempre na última quarta-feira de maio, deixou de ter caráter competitivo e passou a ser comunitário, no qual cada pessoa foi convidada a realizar uma atividade neste período e compartilhar aos demais. “Temos uma parceria permanente com prefeituras municipais, associações, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Brigada Militar, e todos sempre se engajam bastante. O Dia do Desafio não é somente do Sesc, é da comunidade como um todo”, diz ela.

Não há uma meta definida, mas a entidade mensura algumas atividades para fins estatísticos e de própria motivação de seus associados. Na campanha do leite, por exemplo, cujas doações arrecadadas serão encaminhadas ao Programa Mesa Brasil, mantido pelo Sesc, no ano passado foram obtidas 8 mil caixas do produto, e 1,3 milhão de pessoas participaram do Dia do Desafio como um todo.

“Queremos ultrapassar estas arrecadações e, chegando próximo do número de participantes, está muito bom”, comenta ela. As redes sociais são aliadas nisto, porque, embora o evento seja organizado pelo Sesc, a vinculação termina aí. A proposta é que qualquer pessoa pratique a atividade que for e procure a entidade mais próxima do seu município para haver a contabilização. “A pessoa que quer participar por si pode fazer algo diferente, por exemplo, uma pedalada em vez de uma caminhada. Aí nos procure e vamos registrar a participação individual”, afirma Melissa.

Em Porto Alegre, as atividades do Dia do Desafio estão espalhadas hoje por locais públicos de toda a cidade, como no Largo Glênio Peres, no Centro Histórico, e no Parque Esportivo da PUCRS, no Partenon. Empresas também aderiram à iniciativa. No largo, um enorme circuito de infláveis foi montado pelo Sesc, para a alegria das crianças, que se divertiram e puderam percorrer o espaço livremente, e olhar atento dos pais e responsáveis. O sol e as temperaturas amenas contribuíram para o sucesso da ação, que termina às 17h.

O motorista de caminhão Marcos Antônio Inácio Rodrigues, morador da Restinga, veio com a esposa e os dois filhos, Ketlen, 10 anos, e Nicolas, 8, ao Mercado Público, e ficou deslumbrado com o que viu. Ambos percorriam a estrutura temporária, e logo que terminavam o circuito, corriam para iniciar novamente. “Achei muito boa esta iniciativa. Faltam locais no Centro onde as crianças podem brincar. Para elas, é ótima esta atividade física”, afirmou ele.

Na universidade, as atividades ocorrem na academia, onde uma esteira foi reservada para revezamento de pessoas que quisessem correr ou caminhar, e na escola de natação, com uma raia reservada na piscina olímpica para o percurso de 12 horas dos nadadores, tanto amadores quanto profissionais. Cada atividade foi mensurada e contabilizada no total percorrido.

“Participamos da ação há alguns anos em parceria com o Sesc-RS, e é algo muito virtuoso. De maneira geral, percebemos que no pós-pandemia há um engajamento muito mais positivo por parte da população, até pela saúde mental, que foi bastante prejudicada pelo isolamento”, disse o coordenador da academia e escola de natação do Parque Esportivo, Ignaldo Paz da Rosa. O educador físico, personal trainer e atleta de natação em águas abertas Christian Andrei Bernsmüller participou ontem pela manhã do Dia do Desafio.

“Acredito que esta data venha para conscientizar ao público em geral a praticar atividades físicas. Elas já sabem o quão importante é estes hábitos para proporcionar longevidade e condicionamento”, comentou ele. Outras atividades foram promovidas no trecho 3 da orla do Guaíba e Grêmio Náutico União, pelo Corpo de Bombeiros, na sede da Fecomércio-RS e no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), entre outros.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895