Em São Borja, Defesa Civil alerta para risco de enchente e alagamentos

Em São Borja, Defesa Civil alerta para risco de enchente e alagamentos

Cidades da Fronteira Oeste registram grande volume de chuvas desde a madrugada desta quarta-feira

Fred Marcovici

publicidade

O ciclone extratropical que atinge o Sul do Brasil nesta quarta-feira leva preocupação aos municípios da Fronteira Oeste gaúcha. Em São Borja, de acordo com o coordenador da Defesa Civil, Moacir Tiecher, o nível do rio Uruguai sobe, medindo 4m, devido às chuvas na cabeceira do manancial. De acordo com Moacir, há perspectiva de enchente no município. A precipitação intermitente desde a madrugada somou 75mm, apontada às 17h30min, provocando alagamentos em pontos isolados, conclui.

Alegrete registrou chuva intensa nas últimas 12 horas. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Renato Grande, houve pancadas mais expressivas. Temperatura de 14ºC e sem ventos. A precipitação somava 94,8mm, às 17h. Foram atendidos cinco chamados de moradores e distribuídos 15m de lona para famílias nos bairros Nossa Senhora da Conceição, Saint Pasteur e Centro. O rio Ibirapuitã, em elevação, está com nível em 4,05m.

Na vizinha cidade de Itaqui, Fronteira Oeste – segundo o coordenador da Defesa Civil, Valdemarino Amaral, houve chuva desde o amanhecer. “Um dia frio, típico de inverno”, definiu. A precipitação somava 33mm, às 17h, sem o registro de chamados a bombeiros e Defesa Civil.

Em Uruguaiana a chuva distribuída desde a madrugada, ocorreu sem o registro de ventos ou granizo. A Etapa Regional da 1ª Mostra Científica das Escolas Estaduais que deveria acontecer nesta quarta-feira foi transferida para a sexta-feira devido às condições climáticas anunciadas. O evento acontecerá das 9h às 16h, com a temática “Sustentabilidade e Tecnologia”, na Escola Estadual de Ensino Médio Dom Hermeto. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Paulo Woutheres, a precipitação na área urbana alcançou 10mm, a chuva branda e constante durou todo o dia. No interior do município, no Distrito de São Marcos o volume alcançou 100mm, beneficiando o enchimento das barragens que apresentam déficit hídrico há meses. O rio Uruguai mede 3,56m e segue com tendência de alta.

Na Barra do Quaraí, fronteira com o Uruguai, de acordo com Izair Rodrigues, responsável pela Defesa Civil, a precipitação iniciada às 8h da manhã, somava 20mm. Ventos calmos a moderados. Na faixa da Estância São Pedro, a 10Km do centro, houve a incidência de granizo, sem, no entanto, provocar prejuízos no entorno.

Em Quaraí, houve apenas pancadas intermitentes que somaram 18mm até o final da tarde. Conforme Bruno Soares, coordenador da Defesa Civil, restou uma leve garoa ao anoitecer.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895