Em três dias, Taquara registra mais de 130 mm de chuva e deslizamento de terras na ERS 115

Em três dias, Taquara registra mais de 130 mm de chuva e deslizamento de terras na ERS 115

Nvel do Sinos em São Leopoldo subiu para 4,31m

Fernanda Bassôa

publicidade

O volume de chuvas que tem atingido a cidade de Taquara coloca a Prefeitura de prontidão e as equipes em constante alerta. Entre as medidas, está o monitoramento do nível dos rios e a mobilização de equipes de plantão das secretarias de Obras e Serviços, e de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania, além da Defesa Civil.

Na manhã desta segunda-feira, o Rio dos Sinos, no trecho do bairro Empresa, já se encontra fora da calha, mas não atinge nenhuma residência. Já o nível do Rio Paranhana, no bairro Santa Maria, está em elevação, mas percorre dentro de sua calha, sem riscos de alagamentos. A única ocorrência das últimas horas foi um deslizamento de terra às margens da ERS 115, próximo da divisa entre Taquara e Igrejinha, mas sem causar bloqueios na rodovia. 

Entre a sexta-feira e domingo, choveu 130,66 mm em Taquara, de acordo com informações captadas na estação meteorológica do Observatório Heller & Jung, localizada no Bairro Centro. Ao longo de todo o mês de setembro, a precipitação no município foi de 474,47 mm. A prefeita Sirlei Silveira garante que ações preventivas são necessárias.

“Estejamos preparados para qualquer situação adversa, como alertas de alagamentos e eventuais remoções de moradores. Nosso Grupo de Ação Emergencial está de prontidão para agir sempre que for necessário”, destaca  

Sapiranga registrou um acumulado de 58,6mm de chuva durante todo o final de semana. Segundo a Defesa Civil, o Rio dos Sinos está perto de 30 centímetros para transbordar. Não há registro de desabrigados. Em Campo Bom, a mediação na manhã desta segunda-feira estava em 6,20m. Ele extravasa na localidade da Barrinha a partir de 7,20m. Em Sapucaia do Sul, o Sinos está em 4,31m e começa a avançar nas ruas a partir de 4,80m 

O nível do Sinos em São Leopoldo subiu para 4,31m e o acumulado de chuva nas últimas 24 horas foi de 21mm. Desta forma, a Defesa Civil voltou a ativar o status de alerta e segue monitorando as comunidades ribeirinhas na rua da Praia e das Camélias. A precipitação de chuva acumulada no mês de setembro é de 395mm. Em Novo Hamburgo o nível do Rio dos Sinos atingiu a marca dos 6,22m. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895