Em Uruguaiana população reforça meios de enfrentar a onda de calor

Em Uruguaiana população reforça meios de enfrentar a onda de calor

Cada setor reage de uma maneira diante as altas temperaturas

Fred Marcovici

Segmento de vestuário aposta no calor e no Natal ao mesmo tempo - Foto: Tarek Jabrs / Especial / CP

publicidade

A população de Uruguaiana aguarda pelo calor extremo anunciado enquanto os segmentos se preparam para o fenômeno climático previsto pelo menos até o domingo.

O céu encoberto tem provocado abafamento e sensação térmica maior do que registram os termômetros.

No varejo, Alessandra Viana, gerente de uma loja de rede estadual do setor deposita expectativa nas altas temperaturas. Segundo Alessandra, o “susto” da primeira onda de calor amplifica as vendas e movimenta os negócios. “Na linha Split, apenas com a divulgação das notícias voltadas ao verão antecipado, a comercialização dos aparelhos aumentou 20%. E a de ventiladores triplicou”, destaca.

No comércio de vestuário, há 22 anos, o empresário Read Barakat, está atento aos negócios que não deslancham. O calor contribuiu para o crescimento das vendas de roupas leves, incluindo vestidos, porém timidamente. “Para um período pré-natalino e com o verão instalado não deixa de ser preocupante um avanço de 20%. A aposta é para que a próxima semana longa, que antecederá o Natal, compense a primeira quinzena”, conclui.

Há também as surpresas negativas, conforme Alex Silva da Silva, proprietário da fábrica Mestre do Gelo, as vendas esperadas não aconteceram, pelo menos até agora. “Os clientes tradicionais mantiveram as compras usuais e talvez a novidade do gelo saborizado pode ter afetado os negócios ou mesmo a produção caseira por medida de economia”, avalia.

No campo boas notícias, de acordo com Emanoel Torres, extensionista da EMATER. “Para o arroz não há nada melhor do que sol, água e calor que promovem uma condição ideal ao desenvolvimento da cultura. A pecuária tem sido favorecida com a umidade do solo que proporciona os campos brotando com qualidade e os animais em excelente estado corporal”, define o quadro.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895