Empresários debatem investimentos entre nações em encontro com representante de Israel no Brasil

Empresários debatem investimentos entre nações em encontro com representante de Israel no Brasil

Uso de tecnologias na irrigação foi um dos principais temas debatidos com a Cônsul para Assuntos Econômicos e chefe da Missão Econômica de Israel, em São Paulo, Yarden Yiftach, no evento do Lide RS

Kyane Sutelo

A Cônsul para Assuntos Econômicos e chefe da Missão Econômica de Israel, em São Paulo, Yarden Yiftac em encontro promovido pelo Lide RS

publicidade

O Grupo de Líderes Empresariais do Rio Grande do Sul - Lide RS, recebeu, nesta quinta-feira, a Cônsul para Assuntos Econômicos e chefe da Missão Econômica de Israel, em São Paulo, Yarden Yiftach. O encontro foi marcado por um almoço, acompanhado por um debate sobre “As oportunidades de negócios entre Brasil e Israel”. Participaram empresários de diferentes setores como tecnologia, comunicação, saúde, ensino e direito.

O presidente do Lide RS, Eduardo Fernandez, destacou a relevância da visita para fortalecer a relação entre o Rio Grande do Sul e Israel. "Sabe-se que o país é referência, hoje, no mundo na questão da inovação. Queremos mostrar o que o RS está fazendo de bom e o que eles podem oferecer para melhorar a eficiência e a produtividade". A troca, mediada pela Missão Econômica de Israel, inclui mediação de comitivas de uma nação a outra, para que o empresariado possa conhecer o mercado. Também são oferecidos esclarecimentos sobre taxações e as demais burocracias para a entrada de empresas israelenses no mercado brasileiro.

A convidada salientou a importância do acordo de livre comércio entre Brasil e Israel. Yarden apresentou dados que endossam a relação econômica entre ambos. "A relação de comércio entre os dois países aumentou de 2021 para 2022. Duplicou, na verdade. Em 2021 foi 1.7 bilhão de dólares [em transações]. Em 2022 já foi 2.8 bilhões de dólares". Conforme a Cônsul, o setor agrícola representou a maior parte das importações e exportações. Conforme o presidente do Lide RS, está sendo organizada, junto ao governo estadual, uma comitiva para viajar a Israel, em outubro, durante a realização da Agritech, feira de tecnologia no agronegócio.

Estiagem

Com a falta de chuvas causando efeitos negativos no Estado, a expertise de Israel na irrigação foi uma das principais pautas na ocasião. "A gente está passando por um período bem desafiador das secas e trazer essas tecnologias e implementar no nosso agro, certamente, seria muito benéfico para a nossa economia". Atualmente, mais da metade dos municípios gaúchos decretaram situação de emergência em função da estiagem. O problema já causa impactos na agricultura, pecuária e em outros setores da economia local, aumento o desafio na busca por soluções.

A Cônsul pontuou que compreende o cenário do RS com os efeitos da estiagem, pois 50% da área demográfica de Israel é deserta e também enfrentaram dificuldades como as percebidas aqui, atualmente. A representante de Israel considera essa colaboração entre os países fundamental para compartilhar esses conhecimentos adquiridos pelo seu país sobre irrigação. Segundo Yarden, o investimento em tecnologia é essencial para aprender a "fazer mais com menos".

Durante o encontro, também foram debatidos a inovação de Israel em outros setores. A convidada elencou o uso de tecnologias pelo país em campos como cibersegurança, saúde, energias limpas, comunicação e no setor automotivo.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895