Enfim, começa 2024

Enfim, começa 2024

Passado o carnaval, milhares de veranistas que lotam as praias gaúchas desde dezembro retomam rotinas em suas cidades de origem

Cristiano Abreu

Ruas e estabelecimentos de Porto Alegre já percebem movimento maior

publicidade

Passado o carnaval, os milhares de veranistas que lotam as praias gaúchas desde dezembro aos poucos retornam para as cidades de origem. O movimento nas ruas de Porto Alegre, por exemplo, é notadamente maior desde a quarta-feira de cinzas. Seja em filas de lotéricas, bancos, mercados, shoppings, nas agências de empregos ou o número de carros circulando, é possível comprovar a retomada da rotina.

O porto-alegrense Gustavo Oliveira Castro, 39 anos é um dos muitos brasileiros que iniciam o ano somente após a folia de Momo. “É, 2024 vai começar de fato agora”, conta o servidor público, que foi até a prefeitura da Capital na tarde da quinta-feira quitar o IPTU.

Na fila de uma lotérica na Rua 24 Horas, o aposentado Antônio Silva Rodrigues, 68, pagava a conta de telefone. “Fiquei um mês na praia”, usava a lotérica de lá. E aproveitei para comprar umas coisas no Centro.”

A vendedora Janaína Ollwioski, 32, chegou de Capão da Canoa no final da manhã de quarta-feira e a primeira tarefa na Capital foi visitar o mercado. “Eu não tinha nada em casa, precisava encher as prateleiras”, revela.

Quem fica longe da praia durante o verão, também comemora a volta do povo. “Vendo muito menos entre o natal e o carnaval, não via a hora de o ano começar”, brinca o vendedor de revistas Jéferson Gomes Porto, 43 anos.

O Recomeço também pode ser visto na fila do emprego. A assistente comercial Vitória Rodrigues Matos, 19, Foi até o Sine do centro da Capital na tarde de quarta-feira em busca de oportunidade de trabalho. “Vi na internet que abriria ao meio-dia e vim”, conta a jovem, que mora na Lomba do Pinheiro e notou mais pessoas utilizando ônibus na comparação com as últimas semanas. “A temporada na praia do pessoal acabou”, dá para notar”, afirma.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895