EPTC divulga bloqueios e mudanças no transporte público para a Maratona de Porto Alegre

EPTC divulga bloqueios e mudanças no transporte público para a Maratona de Porto Alegre

Evento ocorre no próximo domingo, e será precedida pela Meia Maratona, no sábado

Felipe Faleiro

Gerente de Fiscalização de Trânsito da EPTC, Leandro Coelho, apresentou novidades no percurso

publicidade

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) detalhou na manhã desta segunda-feira, em coletiva na sede do órgão, o planejamento operacional para a 38ª edição da Meia Maratona e Maratona Internacional de Porto Alegre. Diferentemente de outros anos, a programação das provas será dividida em dois dias. No sábado, ocorrem a Rústica e a Meia Maratona, enquanto a Maratona será no domingo. 

Cerca de 16 mil corredores de 16 países são aguardados para o evento, “o que mais exige de nossa logística durante o ano”, pontuou o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires. “A realização da maratona é resultado de um ano de planejamento, organização, ajustes técnicos e operacionais, tudo para que a prova aconteça melhor do que nos anos anteriores”, afirmou Ramires. Em ambos os casos, haverá mudanças em 52 linhas do transporte coletivo e cinco de lotações. 

Os desvios de trânsito não tiveram grandes alterações em relação ao ano passado, porém há novidades. Entre elas, a inclusão do Centro Histórico no trajeto das provas e pontos de atenção nos cruzamentos da avenida Ipiranga com a Azenha e com a Érico Veríssimo. O percurso também não passará pela Rótula do Papa, no bairro Menino Deus, para liberar o trânsito naquela região, segundo a EPTC. Após a passagem dos corredores, os locais serão liberados.

Além dos bloqueios regulares, haverá pontos em que o trânsito será compartilhado com os veículos, a exemplo da rua Siqueira Campos, onde os corredores terão meia pista. Ao todo, a operação de domingo deverá envolver 240 agentes de trânsito, cerca de metade do efetivo da cidade. Linhas que passam nos terminais Uruguai e Visconde do Cairú, com destino à Loureiro da Silva e José do Patrocínio, por exemplo, terão parada modificada para a avenida Júlio de Castilhos, ao lado do Mercado Público. 

Nos dois dias, agentes estarão em terminais orientando a população e, em caso de dúvidas, os telefones 118 e 156 estarão à disposição. A secretária Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), Débora Garcia, comentou que a Capital já tem uma tradição corredora, seja na orla do Guaíba, por onde grande parte do trajeto vai passar, quanto em outros ambientes públicos. "É um dos grandes momentos de Porto Alegre, e esperamos que as corridas venham cada vez mais fortes, para de fato vermos as pessoas praticando atividades físicas", disse ela.


Imagem: EPTC / Divulgação / PMPA

O diretor da Maratona Internacional e presidente do Clube de Corredores de Porto Alegre (Coroa), Paulo Silva, salientou que “esta é a maior maratona da história” da Capital. “Em qualquer maratona do mundo, 98% dos corredores são amadores. Há os atletas de elite, profissionais, mas o grande percentual é das pessoas que faz a festa, então estamos muito felizes com esta grande participação”, comentou ele, vencedor da prova em 1984. A EPTC também divulgou outra novidade: haverá 1,4 mil vagas de estacionamento no Pontal Shopping para os participantes da prova, além das tradicionais no Barra Shopping Sul. 

“Em toda maratona, nos preocupamos muito para a mesma impactar o mínimo possível à população. Estamos trabalhando muito forte para que os condutores e a população em geral que não participa do evento, que não seja surpreendida no sábado e no domingo pela manhã com os bloqueios e gerando mais congestionamentos que o necessário”, comentou o gerente de Fiscalização de Trânsito da EPTC, Leandro Coelho. Como a Mauá estará bloqueada no final de semana para o evento, quem precisa acessar o Centro ou ir à zona Sul terá como alternativas a saída pelo Túnel da Conceição ou Terceira Perimetral.

Clique neste link e confira todas as alterações no transporte público.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895