EPTC promove ação para conscientizar sobre uso correto de patinetes e bikes compartilhadas

EPTC promove ação para conscientizar sobre uso correto de patinetes e bikes compartilhadas

Atividade na orla 3 do Guaíba abordou usuários e explicou sobre uso correto de itens de segurança

Felipe Faleiro

Ação ocorreu no trecho 3 da orla do Guaíba

publicidade

O trecho 3 da orla do Guaíba, em Porto Alegre, recebeu nesta quarta-feira uma ação da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) para conscientizar usuários de bicicletas compartilhadas e patinetes sobre a importância da circulação e deposição correta dos equipamentos, longe da pista e dos pisos podotáteis, que servem como guia para pessoas com deficiência visual. Promovida pela Escola Pública de Mobilidade do órgão, a atividade destacou ainda o uso certo de itens como capacetes.

“Mesmo não estando na legislação obrigatória do Código de Trânsito Brasileiro, eles são fundamentais para garantir um trânsito seguro”, afirmou o coordenador da escola pública, Diego da Silva Marques, referindo-se aos equipamentos de segurança. “Outro ponto fundamental é nossa observação de que na orla, quando as vias estão fechadas, as pessoas depositam os patinetes na via pública. Isto é perigoso, porque na hora da reabertura para os automóveis, o risco de acidentes é muito grande”.

De acordo com ele, há relatos de pessoas junto aos canais de comunicação da EPTC relatando ocorrências relacionados a colisões ou tropeços de pessoas nos patinetes. “Não queremos que isto aconteça, por isso estamos com esta campanha”, referiu Marques. Eliakim Alvarez, CEO da Adventure, empresa que tem 250 patinetes em operação em Porto Alegre, esteve na ação e destacou que o uso correto dos equipamentos representa segurança para todos. 

“A ideia é criar a conscientização em todo mundo. Desta forma, orientamos que existem regras a serem seguidas, como o uso individual, somente para pessoas com mais de 18 anos, entre outras”, comentou ele. A empresária Luciana Rassier, moradora do bairro Petrópolis, passeava com a família na orla em patinetes e elogiou a iniciativa da EPTC. “Por vezes, as pessoas não têm consciência de como devem trafegar nestes locais. Então, campanhas de conscientização assim são importantes para criar este sentimento nas pessoas”, disse ela. Conforme a EPTC, ações deste tipo devem prosseguir na Capital, tanto promovidas pelo próprio órgão quanto pelas empresas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895