EPTC promove atividade com orientações para uso de patinetes em Porto Alegre

EPTC promove atividade com orientações para uso de patinetes em Porto Alegre

Ações de conscientização foram realizadas pela empresa pública em frente ao Trecho 3 da Orla do Guaíba, neste sábado

Rodrigo Thiel

Agentes da EPTC promoveram atividades de educação para uso de patinetes elétricos na Orla do Guaíba, em Porto Alegre

publicidade

Os patinetes elétricos caíram no gosto dos porto-alegrenses. O crescente uso destes veículos fez com que a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizasse uma atividade de orientação com o foco na segurança no trânsito. A ação ocorreu em frente ao Trecho 3 da Orla do Guaíba, na manhã deste sábado.

De acordo com o agente Rodrigo Vargas, as principais instruções repassadas aos usuários dos patinetes elétricos são com relação à velocidade utilizada no veículo e medidas de segurança. “Nossas orientações são para que as pessoas cuidem da velocidade, principalmente em locais com grande circulação de pedestres. Embora os equipamentos de segurança não sejam obrigatórios, eles são importantes para o usuário, pois uma queda pode causar lesões graves. Além disso, o equipamento não comporta duas pessoas. Ainda assim, a gente vê que muitos usam em dupla, principalmente pais com seus filhos”, apontou.

Vargas também reforçou o cuidado no momento de estacionar o patinete no local adequado. “Aqui na própria Orla do Guaíba, já ocorreu de deixarem os patinetes no meio da via. A gente sabe que ela é uma pista de lazer, fechada durante determinado horário, mas que depois ela abre para o trânsito de veículos. Por isso, é importante deixar os patinetes em um local seguro. Esse cuidado também é válido no passeio público, para evitar que o patinete obstrua a passagem de pedestres”, completou o agente.

Novos patinetes começaram a operar

Este final de semana também foi marcado pelo início das atividades de 650 novos patinetes elétricos da empresa JET, que é do Cazaquistão. Estes veículos são pintados na cor azul e ficarão à disposição em cerca de 120 estações digitais no Centro Histórico, Praia de Belas, Menino Deus e Cristal. Além dela, as empresas Whoosh e Adventure também oferecem o serviço na capital.

De acordo com a EPTC, um dos diferenciais da operação dos patinetes JET está na tarifa, que é dinâmica assim como no transporte por aplicativo. Ou seja, quanto mais pessoas estiverem utilizando, mais cara ela pode ficar. Além disso, para estacionar o patinete na estação digital, é necessário que o usuário faça uma foto do veículo para o aplicativo identificar que ele está na base.

Caso o usuário não estacione o patinete corretamente, ele receberá uma advertência na primeira vez. Em caso de novos erros no momento de estacionar, ele poderá receber uma multa da empresa. Existe também a possibilidade de multa caso o usuário seja flagrado andando com outra pessoa no mesmo patinete.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895