Equipe da Afadev de Farroupilha disputará 1ª Etapa da Copa Sul de Goalball

Equipe da Afadev de Farroupilha disputará 1ª Etapa da Copa Sul de Goalball

Associação Farroupilhense de Deficientes Visuais e seus atletas buscam apoio para captação de recursos para arcar com despesas de alimentação

Celso Sgorla

A delegação da Afadev contará com sete integrantes entre atletas e comissão técnica

publicidade

A equipe de goalball da Associação Farroupilhense de Deficientes Visuais (Afadev) está intensificando os treinamentos para a disputa da 1ª Etapa Copa Sul de Goalball, que ocorre em Blumenau (SC), nos dias 6 e 7 de agosto. A copa vai reunir equipes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O presidente da entidade e também atleta, Pablo Barreti, informou que a preparação da equipe está acontecendo no Ginásio Juvenil, no bairro Planalto, em Farroupilha e a delegação da Afadev contará com sete integrantes entre atletas e comissão técnica.

Barreti, disse que nesta reta final, antes do início da copa, a equipe está treinando todas as semanas e a expectativa é por bons resultados. A Afadev também pretende disputar a segunda copa, que ocorre no mês de outubro, novamente em Santa Catarina. A equipe já conta com o apoio da iniciativa privada para o deslocamento até o campeonato, mas ainda busca recursos para arcar com a alimentação da delegação. Empresas que tiverem interesse em ajudar, podem entrar em contato pelo telefone (54) 99113-7379.

Pablo Barreti, explicou que o goalball é um esporte baseado nas percepções tátil e auditiva, por isso não pode haver barulho no ginásio durante a partida, exceto no momento entre o gol e o reinício do jogo e nas paradas oficiais. A bola tem 76 cm de diâmetro, pesa 1,25 kg e conta com um guizo em seu interior. A partida é disputada na quadra com as mesmas medidas do vôlei, com uma goleira de nove metros de comprimento e 1,30 metro de altura. As equipes contam com seis atletas, sendo três titulares e três reservas que jogam em dois tempos de 12 minutos cada, com três minutos de intervalo. Todos os atletas usam vendas nos olhos para não beneficiar quem tenha percepções luminosas.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895