A Prefeitura de Ivoti deu início aos serviços de desassoreamento, manutenção e limpeza do arroio Feitoria com a finalidade de prevenir alagamentos em dias de grandes acumulados de chuva, ao mesmo tempo, promovendo a preservação ambiental e garantindo mais segurança aos moradores que vivem nas áreas ribeirinhas.
De acordo com a administração, para melhorar o fluxo e a vazão da água, reduzindo de forma significativa os riscos de futuras enchentes, a intervenção está sendo realizada por meio da inserção de maquinários feita pelas equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e contempla aproximadamente 1,8 mil metros de extensão do arroio. Do local, estão sendo retirados sedimentos acumulados no fundo do Feitoria e também nas margens do leito.
O trabalho integra o Programa Desassorear RS, uma iniciativa do Governo do Estado que faz parte do Plano Rio Grande, programa que oferece apoio logístico e disponibiliza equipamentos aos municípios gaúchos, priorizando aqueles que enfrentaram enchentes recentes e que decretaram situação de emergência ou estado de calamidade pública especialmente durante os eventos climáticos de maio de 2024.
- Taquara realiza desassoreamento em três trechos do Rio da Ilha
- Concluídas as ações do Programa Desassorear RS em Caxias do Sul
- São José do Hortêncio encaminha novo projeto ao Estado para reduzir impactos causados pelas cheias
- Câmara Municipal de Porto Alegre debate dragagem e desassoreamento de rios no Rio Grande do Sul