Equipes seguem investigando surto de toxoplasmose em Santa Maria

Equipes seguem investigando surto de toxoplasmose em Santa Maria

Município tem, até o momento, 51 casos confirmados da doença

Renato Oliveira

publicidade

Após balanço atualizado na noite de terça-feira apontar 51 casos confirmados de toxoplasmose em Santa Maria, o prefeito Jorge Pozzobom afirmou nesta quarta, 25, que a situação não é para pânico. Ele disse que espera para a próxima semana uma equipe do Ministério da Saúde que, em conjunto com profissionais do município e do Estado, intensificarão o trabalho de investigação sobre as fontes da doença.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, as medidas que estão sendo adotadas envolvem técnicos do Centro Estadual de Vigilância em Saúde e da prefeitura, com apoio de profissionais da rede privada, e buscam investigar o surto, além de garantir o acesso dos pacientes infectados ao tratamento adequado, pois nem todos precisam de medicamentos. O grupo de trabalho realiza busca ativa por pessoas com suspeita da doença e um estudo de casos de surtos anteriores.
Além disso, segundo a secretaria, ocorre levantamento de informações sobre os pacientes e os estabelecimentos  de alimentação por meio de questionários, para encontrar pontos em comum nos hábitos de consumo de água e alimentos. Essa investigação busca esclarecer a provável fonte de contaminação, pois o protozoário pode estar na água ou em carnes mal cozidas.

Também estão sendo realizadas coletas de água em vários pontos da cidade, além de inspeções sanitárias nos reservatórios de distribuição no município. Os materiais serão encaminhados ainda nesta semana para o Laboratório da Universidade Estadual de Londrina, no Paraná. A previsão é de que os resultados estejam disponíveis em até dez dias após a chegada das amostras a Londrina. Quanto à qualidade da água que está sendo fornecida pela Corsan no município de Santa Maria, a Companhia informa que, neste momento, encontra-se dentro do estabelecido pela legislação de potabilidade do Ministério da Saúde.

Laboratórios à disposição
A direção do Hospital Universitário informou nesta quarta-feira, 25, que aguarda uma resposta do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen) sobre o reconhecimento de seu laboratório como apto para fazer os exames, sendo que o resultado seria conhecido no mesmo dia. O HUSM colocou à disposição dois novos ambulatórios criados especificamente para atender usuários previamente encaminhados pelo serviço de regulação da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e da Secretaria da Saúde de Santa Maria agendados via SISREG.

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895