Erechim substituirá as lâmpadas de sódio por lâmpadas de LED nas ruas e praças

Erechim substituirá as lâmpadas de sódio por lâmpadas de LED nas ruas e praças

Prefeitura começou a fase de licitação para a escolha de uma empresa através de parceria público-privada

Agostinho Piovesan

Equipes da prefeitura mantém o trabalho de substituição de lâmpadas nas ruas e avenidas do município

publicidade

A prefeitura de Erechim, no Norte do Estado, informou que inicia a fase de licitação visando a escolha de uma empresa através de parceria público-privada, com o objetivo de substituir as lâmpadas de sódio por lâmpadas de LED nas ruas e praças da cidade. Segundo o secretário de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, Mario Rossi, o atual sistema está muito ultrapassado e que a situação vai se normalizar quando as atuais lâmpadas de vapor de sódio forem trocadas por LED. “O prazo para edificação da parceria público-privada (PPP) para a iluminação pública em LED se encerrou, e agora está indo para a licitação”, disse.

Rossi afirma que, a partir deste projeto em LED, vai se resolver o problema da iluminação pública, como foi no passado, quando as lâmpadas de mercúrio foram substituídas por vapor de sódio, que eram mais modernas, só que hoje estão obsoletas. “Com as lâmpadas de LED vai melhorar muito a iluminação, que será melhor, mais clara e terá menos custos e maior durabilidade”, observa.

O titular da pasta de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social informou que num período de um ano foram abertos 4.735 ordens de serviço e executadas 4.420 trocas de lâmpadas. “Isso dá uma média de 368 trocas de lâmpadas por mês, e em torno 394 solicitações feitas num mês e, ainda, tivemos o trabalho realizado pela equipe terceirizada com 1.500 substituições, sendo que tem ainda 500 por fazer”, detalha.

Neste ano as equipes da prefeitura já substituíram 470 lâmpadas das pétalas, dos postes altos das avenidas. Além da manutenção da iluminação pública as duas equipes da prefeitura ainda realizam também a ampliação de rede, na área urbana e no interior, além de proceder a manutenção dos semáforos.

A administração municipal admite que por toda a cidade a iluminação pública de Erechim dá sinais do tempo. Em todos os bairros têm lâmpadas que não funcionam e não cumprem com a sua finalidade, deixando a desejar o serviço pelo qual foram instaladas já que as atuais lâmpadas estão obsoletas e a última troca, implantando novo sistema de iluminação ocorreu há quase 20 anos.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895