Erechim, Vacaria e Barra Funda se preparam para previsão de novos temporais

Erechim, Vacaria e Barra Funda se preparam para previsão de novos temporais

Em Getúlio Vargas, o rio Abaúna transbordou alagando ruas centrais da cidade

Fred Marcovici

Rio Abaúna transborda e invade ruas centrais de Getúlio Vargas

publicidade

No Alto Uruguai, a cidade de Erechim, segundo o coordenador da Defesa Civil municipal, Vagner Manica, chove desde às 22h de quarta-feira. O acumulado soma 130 mm.

O município conta com plano de contingência que reúne um grupo de voluntários, o efetivo da prefeitura, além de uma equipe composta por 16 ex-detentos integrando o serviço. De acordo com Manica, é o único do país com este perfil.

A corporação de bombeiros está em alerta.

Houve, por ora, apenas dois chamados, uma casa com avarias na área central e o outro devido a alagamento no bairro Esperança.

Na RS 135, nos trechos entre Passo Fundo/Erechim e Erechim/Getúlio Vargas há uma série de pontos de alagamento dificultando o tráfego.

Em Getúlio Vargas, também no Alto Uruguai, o rio Abaúna transbordou alagando ruas centrais da cidade. Equipes da Secretaria de Obras atuam na desobstrução de bueiros e reparando possíveis danos.

As ruas Antônio Balbinot, Irmão Gabriel Leão e a avenida Severiano de Almeida, foram três das vias mais afetadas pelas águas.

Segundo o vice-prefeito Elgido Pasa, choveu em 12 horas na cidade, da meia-noite ao meio dia desta quinta-feira, o acumulado de pelo menos 200 mm.

“Graças a Deus sem danos materiais”, destaca. Ficou muita sujeira, lama e dejetos que estão sendo recolhidos e limpos por equipes do município. Houve falta de água temporária no bairro Consoladora.

Uma senhora do bairro Montes Claros foi a única moradora a solicitar lonas para goteiras em sua casa. O rio retorna ao leito usual.

Em Vacaria, Campos de Cima da Serra, conforme o coordenador da Defesa Civil municipal, Cláudio de Lima, chove desde a madrugada, acumulando até agora, 35 mm de precipitação, sem ventos e ocorrências registradas.

No entanto, Lima destaca que o serviço está em prontidão e em comunicação permanente com secretarias do município, para caso se confirme o temporal anunciado desenvolvam as primeiras ações de resposta a possíveis danos que o evento possa ocasionar, conclui.

Na cidade de Barra Funda, no Médio Uruguai, o coordenador-adjunto regional da Defesa Civil, soldado Charles Teixeira, realiza a revisão e atualização do plano de contingência do município para a ocorrência de possíveis fenômenos climáticos.

Conforme Teixeira, não houve até agora nenhum alerta especial.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895