Escassez de chuvas faz Tenente Portela importar água de cidades vizinhas

Escassez de chuvas faz Tenente Portela importar água de cidades vizinhas

Existe um projeto para ampliação de reservatório do município, segundo a prefeitura

Agostinho Piovesan

publicidade

A escassez de chuvas está prejudicando grandemente a região Noroeste do Estado. Um dos municípios mais afetados é Tenente Portela, com os poços artesianos, de onde a Corsan capta água, apresentando uma redução preocupante de sua vazão, a ponto de impossibilitar que os reservatórios da Companhia, de 250 mil litros, sejam abastecidos normalmente. Diante da situação, foi necessário colocar em prática há mais de um mês uma operação que consiste em importar água das cidades de Coronel Bicaco, distante 51 km e de Miraguai, a 17,3 km, para garantir o abastecimento dos moradores do município.

Dois caminhões fretados recolhem 120 mil litros de água dos reservatórios da Corsan nas duas cidades e transportam o líquido até o reservatório em Tenente Portela. Outro desafio é garantir o recalque da água dos caminhões pipa até os reservatórios e para isso foi montado um sistema especial.

O prefeito de Tenente Portela, Rosemar Antônio Sala, informou que existe um projeto para que a Corsan construa um novo reservatório com capacidade para armazenar 500 mil litros de água. “Sabemos do esforço da Corsan em abastecer a população e torcemos que chova forte em breve e assim os níveis de água dos poços artesianos e fontes possam voltar ao normal”, observa.

Sala disse, ainda, que a prefeitura utiliza dois carros-pipa para levar água para centenas de famílias que vivem nas comunidades do interior. “Para consumo humano captamos água de poços artesianos e fontes drenadas e com isso conseguimos suprir, de forma razoável, os problemas de desabastecimento de moradores que vivem na zona rural”, detalha. 


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895