Escola bilíngue visa abrir unidade em Uruguaiana ainda em 2022

Escola bilíngue visa abrir unidade em Uruguaiana ainda em 2022

Com a iniciativa, serão gerados ao menos 20 empregos diretos

Fred Marcovici

publicidade

A maior rede de escolas bilíngues do mundo, a Maple Bear, está objetivando ingressar no mercado de Uruguaiana ainda em 2022. O movimento gerará um investimento de R$ 2 milhões e ao menos 20 empregos diretos. Atualmente, o Rio Grande do Sul conta com cinco escolas da rede canadense em operação. Após estudos, foi identificado pela marca a predominância de escolas tradicionais, não havendo instituições bilíngues por imersão na Fronteira-Oeste.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Uruguaiana conta com uma população de 126 mil habitantes. Se destacando pela produção de arroz e a agropecuária, a cidade tem grande importância estratégica comercial internacional, justamente por conta da distância da Capital do Estado. Ainda segundo o instituto, a taxa de escolarização de crianças de 6 a 14 anos é de 97,6%, registrando mais de 15 mil matrículas no Ensino Fundamental em 2020. Com relação ao número de estabelecimentos educacionais, Uruguaiana conta com 47 escolas de Ensino Fundamental e 17 escolas de Ensino Médio.

“No programa da escola, até os 3 anos, 100% da rotina é em inglês, com 4 anos é introduzida a língua materna, mas ainda em proporção menor do que a interação com o português, e a partir dos 6 anos em diante (Ensino Fundamental) o currículo passa a ser 50% em inglês e 50% em português. Com isso, o aluno desenvolve uma fluência muito rapidamente. Soma-se a isso uma metodologia em que o aluno é protagonista no processo de aprendizagem, cujo foco se dá no desenvolvimento de suas habilidades. É formado um cidadão mais preparado para um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, competitivo e globalizado”, revela o CEO da Maple Bear para América Latina, André Quintela.

Outro foco importante é o desenvolvimento da criatividade, senso crítico e resolução de problemas, habilidades sociais fundamentais para o século XXI, sendo isso realizado sempre de forma aplicável ao dia a dia. Para isso, são trabalhados três eixos principais: a linguagem, que colabora para que as crianças consigam interpretar aquilo com que estão interagindo; o raciocínio lógico, que contribui para o desenvolvimento cognitivo; e o desenvolvimento socioemocional, no qual buscamos que elas entendam suas próprias emoções e tenham empatia com os outros. Nessa abordagem, as salas de aula são amplas e arejadas, repletas de materiais manipulativos e centros de aprendizagem.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895