Escola do Legislativo de Uruguaiana lança campanha contra Fake News durante o período eleitoral

Escola do Legislativo de Uruguaiana lança campanha contra Fake News durante o período eleitoral

Ação tem como objetivo fornecer informação para que o cidadão possa identificar e combater as notícias falsas

Fred Marcovici

publicidade

A Câmara Municipal de Uruguaiana, por meio da Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó (ELHT), inicia nesta quarta-feira, campanha de “Combate à Desinformação nas Eleições de 2022”. A ação tem como objetivo fornecer informação para que o cidadão possa identificar e combater as notícias falsas sobre o pleito eleitoral deste ano nas redes sociais.

Durante agosto e setembro, nos perfis da escola nas redes, serão realizadas postagens – em texto, áudio, vídeo, foto, card, hiperlink e live –, com linguagem acessível, pautadas na educação para a cidadania, na educação midiática, no processo eleitoral e no combate a desinformação. Os conteúdos foram pensados para que as pessoas possam interagir de forma analítica e reflexiva com o que tem acesso nas redes, além de poder elaborar postagens no ambiente digital para combater a desinformação.

Com isso, contribuir para diminuir o impacto social das notícias falsas nas eleições, como explica uma das coordenadoras da ação, Edna Pereira. “Nas últimas eleições, o Brasil experimentou o pior dos danos que a desinformação pode causar à sociedade e à democracia. Em 2022, é dever de toda liderança democrática lembrar e orientar sobre como as chamadas fake news são planejadas para atacar de forma perversa o ambiente da disputa política e, por fim, confundir a opinião pública com temas que vão além das urnas e fazem parte do nosso cotidiano. Essa é a missão deste projeto que levará ao público informação de qualidade para basear as escolhas políticas.”

As lives formuladas pela Escola começam a ser realizadas hoje, a partir das 18h, pelas redes sociais da ELHT. O tema da primeira transmissão será "Eleições 2022 e desinformação". Mais seis lives estão agendadas: dia 17/8 – "O desafio da regulação da desinformação no Brasil"; 23/8, "Urna eletrônica e segurança do processo eleitoral"; 24/8, "Implicações jurídicas ao compartilhar fake news"; 31/8, "Agência de Checagem no combate à desinformação". No dia 7/9, serão abordados "Mitos eleitorais" e a última live, no dia 14/9, tratará sobre "Internet, desinformação e democracia". Todas as transmissões acontecerão às 18h.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895