Escolas decidem realizar desfile de Carnaval em Canoas

Escolas decidem realizar desfile de Carnaval em Canoas

O evento será realizado através de parceria com a iniciativa privada e contará com nove escolas

Fernanda Bassôa

Rua da República, no bairro Mathias Velho, será o palco da festa.

publicidade

Diferente do que foi anunciado pelo prefeito Luiz Carlos Busato, na semana passada, sobre o cancelamento do desfile de Carnaval neste ano em Canoas, entidades carnavalescas e representantes das nove escolas de samba da cidade se mobilizaram e, através de colaboradores e parcerias com a iniciativa privada, realizarão a festa no próximo dia 28 de março, a partir das 21 horas. O desfile de carnaval está programado para ocorrer na rua República, no bairro Mathias Velho. O cronograma prevê que cada uma das quatro escolas do Grupo de Acesso terá de 40 até 45 minutos para se apresentarem. Já as cinco escolas do Grupo Especial terão o tempo minimo de 45 minutos e máximo de 50 para realizarem seus desfiles. Toda a programação e o planejamento do Carnaval 2020, que acontecerá sem recursos públicos, serão apresentados em coquetel de lançamento que acontece na quinta-feira, dia 5, às 20 horas, na sede do Harmonia Futebol Clube, no bairro Harmonia em Canoas.

O coordenador do carnaval de Canoas, Luiz Stamm, que integra a Associação das Escolas de Samba de Canoas (AESC), conta que o planejamento estátodo pronto. “Todas as escolas estão completamente comprometidas com o evento. Temos parceiros que vão auxiliar na montagem de toda estrutura, gradis de isolamento, praça de alimentação, tendas, iluminação e sonorização. Não haverá arquibancadas, mas um lado da rua será todo destinado ao publico que vai para assitir a festa. O evento está praticamente pronto. Estamos muito felizes e satisfeitos, pois conseguimos buscar apoio de empresários do meio carnavalesco para a realização do espetáculo”, disse Stamm, enfatizando que o tema deste ano é “Carnaval da Superação”.

O coordenador conta que vai ser um “carnaval de raiz”, carnaval de chão. “Não teremos carros alegóricos, e nem mesmo este quesito, porque as escolas estavam contando com o dinheiro da prefeitura para fazer este investimento. Então todos os desfiles acontecerão no chão."

O secretário da Cultura e do Turismo de Canoas, Mauri Grando, informou que toda e qualquer ação cultural é bem vinda na cidade desde que atenda as regras e leis no município. Este desfile, assim como outras ações em ruas, praças e parques, primeiro tem que ser avaliado pra acontecer de verdade. Segundo ele, existe em Canoas o Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGI-M) onde várias secretarias da Administração participam juntamente com a Guarda Municipal, a Brigada Militar, a Policia Civil e o Corpo de Bombeiros para ouvir o proponente de uma ação popular. Neste caso, segundo Grando, ainda não aconteceu esta avaliação. Portanto, o evento ainda não está liberado.


Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895